A Alegria vem pela Manhã

[Read the devotional «Joy Comes In The Morning» in English.]

O Rei Davi escreveu no Salmo 30:5 “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” Este salmo foi escrito com base na sua experiência pessoal. Ele tinha passado por muitas e longas “noites escuras”. Ele experimentou a escuridão da traição, as noites de desespero, as provas de perseguição e a destruição causada pelo seu pecado.Quando tudo parecia perdido, ele encoraja-se com estas palavras: “… a alegria vem pela manhã.”

David, também escreveu que mesmo quando passamos pelo vale da sombra da morte, não devemos temer mal algum, porque o Senhor é connosco (Salmos 23). Ele estava confiante que independentemente das dificuldades que surgissem na sua vida, o Senhor sempre estaria presente. Ele é a nossa força e a nossa esperança. A noite não dura para sempre. Com a manhã vem a luz que afasta a escuridão. A coroa de espinhos foi colocada na cabeça de Jesus à noite, mas foi substituída pela coroa de glória, na Sua ressurreição, no domingo de manhã.

Jeremias falou do dia em que a nossa tristeza se transformaria em alegria e satisfação. Nós iríamos receber júbilo em vez de lamento e haveria abundância e consolo para todo o povo de Deus. João falou do dia em que não haveria mais lágrimas e as nossas vestes manchadas seriam trocadas por vestes brilhantes, vestes brancas de justiça. De facto, toda a Bíblia fala da esperança do futuro; onde a morte é tragada pela vitória e onde não existe mais pecado nem dor.

A luz da manhã vence! As trevas não têm a última palavra. A criação começou com trevas sobre o abismo, mas de seguida foi declarado “haja luz”. Cada dia inicia com a noite, mas termina com o dia. Tu podes sentir-te esgotado com os problemas e preocupações que tens agora, mas Jesus está próximo para levar os teus fardos e aliviar o teu jugo. Se olharmos para os nossos problemas, eles parecem tão exagerados, como se tivessem vida própria. Mas quando olhamos para Jesus e obtemos a Sua perspectiva, eles tornam-se pequenos buracos na estrada.

Se estiveres próximo de uma grande montanha e olhares para cima ela parece-te intransponível. Mas, se estiveres num avião a 4000 metros de altitude, ela parece tão pequena e fácil de superar. Jesus coloca os nossos problemas debaixo da Sua perspectiva. Ele sentou-nos nos lugares celestiais para que ao olharmos, para baixo, para as nossas circunstâncias, elas não nos esmaguem.

Jesus suportou a cruz, pelo gozo que Lhe estava proposto. Ele sabia que o Domingo estava a chegar. Não desesperes. Jesus está contigo. Tu não estás sozinho na tua dificuldade. Tu e Jesus são a maioria. A vitória é segura. A tua alegria vem pela manhã. Na manhã em que o meu sogro faleceu, ele estava a fazer a sua caminhada matinal com o Senhor e estava a decorar este poema do Ralph Cushman:

De manhã encontrei Deus
Na melhor hora do dia,
Sua presença foi para mim como sol
Enchendo o peito de alegria

E a Sua presença ficou comigo
Ao meu lado todo o dia
E velejamos por um mar atormentado
Em perfeita calmaria

Outros barcos foram sacudidos
Outros vieram a naufragar
Mas os ventos que a eles perturbavam
Nos fizeram descansar

Então, pensei em outras manhãs
E lembrando arrependido
Por deixar Sua presença para trás
Minha paz tinha perdido

Acho que o segredo descobri
E aprendi enquanto sofria:
Tu deves tê-lo pela manhã
Se O quiseres por todo o dia!

God in the Morning, Ralph Spaulding Cushman

Escrituras Para Meditar
Génesis 1:1-5; Salmos 23; 30:5; Hebreus 12:2; Jeremias 31:13

Publicado por

Pr. James Reimer

Pr. James Reimer

James Reimer nasceu em Fairbanks, Alaska, EUA. Apesar de ter sido criado num lar cristão, ele envolveu-se no tumulto da década de 60 e entrou na subcultura das drogas. Na véspera de 1971, em Starnberg, Alemanha, a sua vida mudou radicalmente ao ter um encontro com Jesus Cristo. Leia a biografia completa