A Vida É Uma Oportunidade

[Read the devotional «Life Is An Opportunity» in English.]

A cada um de nós foi dada uma vida, apenas uma vida. As circunstâncias como iniciamos a vida variam de pessoa para pessoa. Algumas nascem no seio de famílias ricas, outras no seio de famílias pobres. Algumas nascem em ambientes pacíficos, outras no meio de guerras. Algumas têm a oportunidade de receber educação, enquanto outras não, e algumas têm pais amorosos, e outras não.Definitivamente, não há igualdade nas condições do nosso nascimento, mas a todos é dada uma oportunidade para mudar.

Esta oportunidade indica que temos livre arbítrio. O livre arbítrio é a base para a moralidade. Em cada escolha há uma consequência. Porque viver não é uma escolha nossa, mas foi-nos dada a vida, nós somos responsáveis perante o dador da vida pelas escolhas que fazemos. Um dia teremos que prestar contas perante Deus por causa do que fizemos com a nossa vida, os nossos pensamentos, palavras e ações.

Não há justiça sem prestação de contas. O livre arbítrio é também a base para relacionamentos. Amor e amizade não podem ser coagidos ou exigidos. Só podem ser experimentados numa atmosfera de liberdade. Em vez de nos queixarmos acerca da vida que temos, ou de a compararmos com a vida de outros, porque não aproveitamos o máximo dela? Nós podemos ser pessoas amargas, ou tornarmo-nos melhores pessoas. Na parábola dos talentos, aquele que não fez nada com o talento que recebeu foi chamado “mau e negligente servo” (Mateus 25:26).

Talvez ele tivesse pensado que o que lhe tinha sido dado era de grande importância, ou talvez ao comparar com a porção dos outros servos achou que a sua parte não teria grande uso. Ele permitiu que os medos e inseguranças controlassem a sua vida e no fim perdeu tudo. Que desperdício de vida! Que desperdício de oportunidade! Com pouco, ou com muito, Deus espera um aumento. Fazer nada é uma escolha na direção errada.

A Helen e eu temos uma cunhada que está acamada com esclerose múltipla e Parkinson. Ela não pode falar e é alimentada por um tubo no estômago. A sua única forma de comunicar é piscando os olhos. O irmão da Helen cuida dela em casa, e faz isto com alegria, dizendo: “o seu corpo é o templo do Espírito Santo, e eu devo cuidar dele.” Ela passa os dias na cama, a olhar para fotografias e a orar no seu espírito pela sua família e amigos. A vida (oportunidade), que lhes foi dada não é melhor ou pior do que a de outra pessoa. Eles simplesmente decidiram usá-la para a glória de Deus.

Se queres ser melhor, então começa por fazer melhores escolhas. Escolhe convidar Jesus para a tua vida. Pede-Lhe perdão pelos teus pecados e pede-lhe que seja o teu Senhor e Salvador. Dá-lhe a honra de dirigir a tua vida e mostrar-te as escolhas certas que deves tomar. Ele deu-te vida, e decerto sabe o que é melhor para ti.

Escrituras Para Meditar
Mateus 12:36-37; 25:14-30; Romanos 14:12; Gálatas. 2:20; Tiago 4:13-16

Publicado por

Pr. James Reimer

Pr. James Reimer

James Reimer nasceu em Fairbanks, Alaska, EUA. Apesar de ter sido criado num lar cristão, ele envolveu-se no tumulto da década de 60 e entrou na subcultura das drogas. Na véspera de 1971, em Starnberg, Alemanha, a sua vida mudou radicalmente ao ter um encontro com Jesus Cristo. Leia a biografia completa