A vida é uma oportunidade

A cada um de nós foi dada uma vida, apenas uma vida. As circunstâncias, como iniciamos a vida, variam de pessoa para pessoa. Algumas nascem no seio de famílias ricas, outras no seio de famílias pobres. Algumas nascem em ambientes pacíficos, outras no meio de guerras. Algumas têm a oportunidade de receber educação, enquanto outras não, e algumas têm pais amorosos, e outras não. Definitivamente, não há igualdade nas condições do nosso nascimento, mas a todos é dada uma oportunidade para mudar. Esta oportunidade indica que temos livre arbítrio. 

O livre arbítrio é a base para a moralidade. Em cada escolha há uma consequência. A vida foi-nos dada, não é uma escolha nossa. Nós somos responsáveis perante o dador da vida pelas escolhas que fazemos. Um dia teremos que prestar contas perante Deus por causa do que fizemos com a nossa vida, os nossos pensamentos, palavras e ações. Não há justiça sem prestação de contas. O livre arbítrio é também a base para relacionamentos. Amor e amizade não podem ser coagidos ou exigidos. Só podem ser experimentados numa atmosfera de liberdade. 

Em vez de nos queixarmos acerca da vida que temos, ou de a compararmos com a vida de outros, porque não aproveitamos o máximo dela? Nós podemos ser pessoas amargas, ou tornarmo-nos melhores pessoas. Na parábola dos talentos, aquele que não fez nada com o talento que recebeu foi chamado “mau e negligente servo” (Mateus 25:26). Talvez ele tivesse pensado que o que lhe tinha sido dado era de grande importância, ou talvez ao comparar com a porção dos outros servos achou que a sua parte não teria grande uso. Ele permitiu que os medos e inseguranças controlassem a sua vida e no fim perdeu tudo. Que desperdício de vida! Que desperdício de oportunidade! Com pouco, ou com muito, Deus espera um aumento. Fazer nada é uma escolha na direção errada.  

A Helen e eu temos uma cunhada que está acamada com Esclerose Múltipla e Parkinson. Ela não pode falar e é alimentada por um tubo no estômago. A sua única forma de comunicar é piscando os olhos. O irmão da Helen cuida dela em casa, e faz isto com alegria, dizendo: “o seu corpo é o templo do Espírito Santo, e eu devo cuidar dele.” Ela passa os dias na cama, a olhar para fotografias e a orar no seu espírito pela sua família e amigos. A vida (oportunidade), que lhes foi dada não é melhor ou pior do que a de outra pessoa. Eles simplesmente decidiram usá-la para a glória de Deus. 

Se queres ser melhor, então começa por fazer melhores escolhas. Escolhe convidar Jesus para a tua vida. Pede-Lhe perdão pelos teus pecados e pede-lhe que seja o teu Senhor e Salvador. Dá-lhe a honra de dirigir a tua vida e mostrar-te as escolhas certas que deves tomar. Ele deu-te vida, e decerto sabe o que é melhor para ti.

Escrituras Para Meditar
Mateus 12:36-37; 25:14-30; Romanos 14:12; Gálatas. 2:20; Tiago 4:13-16

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Life Is An Opportunity» in English.]

Similar Posts