Abundar em esperança

Acredito que todos lutamos contra a falta de esperança em algum momento das nossas vidas. Temos amigos bem-intencionados que tentam preparar-nos para as decepções eminentes e que nos dizem: “Não tenhas muita esperança…,” outros tentam encorajar-nos a não correr riscos, não ter sonhos e a aceitar a vida como ela é; eles dizem isto na tentativa de nos ajudarem a evitar o desapontamento e o fracasso.

Não importa o que estamos a atravessar ou quem somos, precisamos desesperadamente de mais esperança. A esperança quebra os impedimentos estabelecidos pelas circunstâncias negativas. A esperança vê o problema presente como temporário, que em breve mudará. A esperança faz-nos acreditar que podemos ter resultados positivos. Yogi Berra, um otimista nato e famoso jogador da equipa de baseboll do New York Yankees, costumava dizer: “Não acabou até que acabe.” Em outras palavras, enquanto há vida há esperança.

O fundamento sobre o qual repousa a esperança é a bondade de Deus. É saber que os pensamentos de Deus para connosco são para o bem e não para o mal. Que o Seu propósito vai beneficiar e abençoar a nossa vida. Mais do que podemos sequer imaginar, Deus está ansioso para nos mostrar a Sua bondade. A esperança traz estabilidade às nossas emoções e dá-nos paz. É saber que nada é impossível para Deus, que Ele não é contra nós mas por nós e que todas as coisas contribuem juntamente para o nosso bem. A esperança é ter uma visão e propósito. Mediocridade é para onde vamos quando perdemos a nossa esperança. A esperança olha para além das circunstâncias naturais. Ela olha para Deus. É uma expectativa positiva do bom. A esperança é quando dizes a ti mesmo: “Hoje não é um bom dia para desistir.”

Ao contrário do que muitos acreditam, a esperança não é passiva, é ativa. Não é apenas esperar até que algo bom aconteça. A esperança traz energia à nossa fé para que tome medidas ousadas de obediência à Palavra de Deus. Joyce Meyer disse que: “A esperança acredita corajosamente, decide ousadamente, fala com firmeza e persevera apaixonadamente.” A passividade é fatalismo e a esperança é tudo menos isso. A esperança é um estilo de vida. Reflete-se no modo como falamos, nas atitudes que expressamos e na maneira como tratamos os outros. Ela olha para cima e não para baixo. É escolher ver as coisas como elas podem ser, e não como elas são. Winston Churchill disse: “Um pessimista vê dificuldades em cada oportunidade; um otimista vê oportunidades em cada dificuldade.” Propositadamente, escolhe ter esperança. Ao fazeres isso tu vais mudar e receber alegria na tua vida.

Nós não nos podemos fartar de ter esperança. Precisamos sempre de mais. Precisamos abundar em esperança. É muito fácil perder a esperança no mundo em que vivemos, por isso sê diligente em buscar esperança. Quando abundas em esperança vais ter muito para compartilhar com os outros. Tenta seguir estes passos para te manteres cheio de esperança: Primeiro, entrega a liderança da tua vida a Deus. Pergunta a ti mesmo se estás a seguir Deus ou esperas que Deus te siga. Em seguida, escolhe acreditar que Deus é maior do que qualquer problema na tua vida. Ele está no trono e no comando. Então, corajosamente declara o que a Bíblia diz sobre ti e sobre a tua vida. O que Deus diz é verdade… sempre! Todas as Suas promessas são sim e amém, (II Cor. 1:20). Ele ama-te porque Ele quer e deseja dar-te todas as coisas boas. E, finalmente, agradece a Deus pela resposta, mesmo antes de recebê-la. A Gratidão é a tua resposta de fé na esperança que te é proposta.

Escrituras Para Meditar
Mateus 19:26; Romanos 4:17; 12:12; 15:13; Provérbios 13:12; Isaías 40:31; Salmo 27:14

[Read the devotional «Abound In Hope» in English.]

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

Similar Posts