agriculture arable barley close up

Ação de Graças

Na minha infância em Fairbanks, Alaska, não me lembro de iniciarmos uma refeição sem fazer uma oração de ação de graças. A maioria das vezes era o meu pai quem orava, mas à medida que crescíamos esta prática começou a ser partilhada entre nós. Não era uma oração longa, mas incluía sempre estas palavras: “Obrigado Senhor, por estes alimentos que estamos prestes a comer.” 

Mais tarde, na minha adolescência, eu pensei que este ritual diário era religioso, então quando estava sozinho com os meus amigos não fazia esta oração. Já não dava graças a Deus pelo que tinha e comecei a viver como se tudo na minha vida dependesse de mim. Com isto, iniciei um declínio que terminou em profundo desespero e na perda de tudo o que tinha. 

Quando, em Actos, o apóstolo Paulo se encontra no meio de uma tempestade, que durou semanas, aparentemente tudo estava perdido. Contudo, ele encorajou os que estavam no navio a comer uma refeição, antes do naufrágio, para que se pudessem fortalecer. Parecia que não havia razão para dar graças mas, num navio cheio de descrentes, ele deu graças (Actos 27:35). Qual foi o resultado? Todos foram salvos. Na América, assim como na Europa, perdemos a prática de dar graças. Quando eu era menino, lembro-me que em cada cerimónia de graduação, apresentação de prémios, eventos desportivos, atividades dos escuteiros, ou outros eventos, todos iniciavam com uma palavra de oração e agradecimento. Até no dia de “Ações de Graças”, cujo objetivo, designado pelos patriarcas da América, era parar (não trabalhar) e dar graças a Deus, foi reduzido ao Dia do “Perú”. Não é isto honrar a criação acima do criador?

A oração de ação de graças coloca-nos debaixo da proteção de Deus. Estamos a honrar Deus como Deus, a fonte de tudo; da vida e de todo o bem. Coloca-nos numa posição de receber d’Ele. Então, em cada refeição, em todo o lugar e em todo o tempo, vamos dar graças a Deus.

Escrituras para meditar: Romanos 1.21; II Timóteo 3.2; I Timóteo 2.1; 4.4-5; Filipenses 4.6.

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «The Giving of Thanks» in English.]

Similar Posts