Amigos

Uma das alegrias da vida é passar tempo com um bom amigo. Um amigo é alguém que não tens de impressionar, ou acautelar-te. Ele aceita-te como és e está lá para partilhar os bons e maus momentos. Tens um amigo na tua vida? 

Um dia perguntei a um grupo de adolescentes o que esperavam de um amigo. Fiquei surpreendido com as respostas que me deram. Um adolescente disse: “Um amigo é alguém que me respeita pelo que sou,” outro disse: “…alguém em quem posso confiar os meus segredos”, e outro disse: “…alguém que me corrige quando estou errado.” Os meus instintos pastorais levaram-me a ver versículos sobre cada uma daquelas qualidades, e isto só confirmou, em mim, que o desejo que o homem tem, em ter verdadeiras amizades, é na realidade a ideia de Deus.

Deus deseja ter amizade com o homem. Por isso, foi dado livre arbítrio ao homem. A amizade não é algo imposto, deve ser dada gratuitamente e ser recebida gratuitamente. Provérbios 18, versículo 24, diz: “O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável…” Deus estendeu a Sua amizade até nós. Ele tem sido fiel, está presente quando precisamos, acredita no melhor que há em nós, ajuda-nos a encontrar a melhor forma de viver, respeita o nosso “espaço”, e corrige-nos quando precisamos. Ele é aquele amigo que é mais chegado que um irmão (v.24b). 

Um dia, numa casa em Cafarnaum, Jesus foi rodeado por um grande grupo de pessoas que estavam presentes para ouvir os Seus ensinos. Não havia espaço suficiente na casa para tantas pessoas. Cada canto, parede, corredor, janela e porta estavam cheios de pessoas. Ao saberem que Jesus se encontrava naquela casa, um grupo de homens, amigos de um paralítico, levaram-no lá para que este fosse curado. Eles, contudo, nem conseguiam aproximar-se da casa, mas estavam determinados a ajudar o seu amigo. Eles subiram ao telhado da casa, afastaram as telhas e palha para descerem o seu amigo até ao lugar onde Jesus estava sentado. 

A Bíblia diz: “Quando Jesus viu a fé deles…” perdoou os pecados do seu amigo e curou-o. Repara, que foi a fé “deles”, que Jesus reconheceu. Os bons amigos levam-te a Jesus.

Abraão foi chamado amigo de Deus. Jesus chamou os Seus discípulos de “amigos”, e foi conhecido como “amigo dos pecadores”. Ele é o teu melhor amigo e tu também podes ser o Seu melhor amigo.

Escrituras para meditar
Provérbios 3.12; 17.17; 27.17 e 27; João 15.15; Lucas 7.34; Salmo 37.3; 46.2; Marcos 2.3

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Friends» in English.]

Similar Posts