Andar no Espírito

[Read the devotional «Walking In The Spirit» in English.]

A vida cristã tem sido muitas vezes comparada com uma jornada. Os cristãos primitivos eram chamados “o povo do caminho”. Nas Escrituras a palavra “andar”, geralmente refere-se à nossa vida. Em Romanos 6:4, diz que tal como Cristo ressuscitou dos mortos, nós devemos andar em novidade de vida. Em vez de sermos influenciados por aquilo que nos rodeia, foi-nos dado o Espírito Santo que nos capacita a viver de outra forma. Andar no Espírito pode tornar-se um verdadeiro desafio para cada um de nós. Parece que todos e tudo competem pela nossa atenção e afeição.

Há muita publicidade sobre formas de melhorarmos a nossa saúde, padrão de vida, vida amorosa, obter um novo carro, um emprego melhor, etc. Tudo está direcionado para o “EU”. Rapidamente, produtos bons são substituídos por outros melhores. O Mercado não consegue acompanhar as invenções que tornam a nossa vida mais fácil e divertida. Mas, será que este brilho que o mundo oferece é o caminho que devemos seguir? Será que seguirmos aquilo que nos faz sentir bem e aquilo que o mundo oferece nos satisfará? Andar no Espírito é avançar no cumprimento do propósito de Deus para a nossa vida.

Jesus pediu às pessoas que O seguissem enquanto esteve aqui na terra. Hoje, Ele quer que andemos, (viver), com Ele no Espírito. Esta caminhada é inclinada. Isto quer dizer que, se pararmos, vamos andar para trás e não para a frente. É fácil descer. Tudo o que temos que fazer é nada. Subir é um desafio. Implica termos cuidado com cada passo. Em cada passo que avançamos somos capacitados para vencer a força descendente da carne. Andar no Espírito é andar em amor. É colocar os interesses e o cuidado pelos outros à frente dos teus próprios interesses e desejos.

Andar no Espírito é servir ao Senhor. Nós fomos criados, “em Cristo Jesus para as boas obras, que Deus preparou para que andássemos nelas”, (Efésios 2:10). Andar no Espírito é estarmos focados em Deus, sermos dirigidos por Deus e agradarmos a Deus. Nós não podemos andar no Espírito e andar na carne ao mesmo tempo. Ou estamos a viver para Deus ou para nós mesmos. Ao que nos entregarmos, esse vai ser o rumo da nossa vida. Quando nos entregarmos ao Senhor, vamos descobrir que temos vitória sobre a carne que corrompe e destrói a nossa vida.

Todos os dias devemos vestir esta “nova natureza”. Devemos “andar no Espírito” e, ao fazermos isso, iremos cumprir o propósito para o qual fomos criados. Se não soubermos o caminho que devemos seguir, o Espírito Santo irá guiar-nos. A Sua Palavra é lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho. Embora o caminho possa tornar-se difícil, o Senhor nos dará pés como os dos cervos para podermos alcançar os lugares altos.

Escrituras Para Meditar
Romanos 14:15; Gálatas 5:16; Efésios 2:10; 4.22; Colossenses 3:10; Salmos 119:105.

[Publicado em 9/12/2012, republicado no Atalaia de 19/02/2017 (PDF)]

Similar Posts