Ansiosos por Coisa Alguma

[Read the devotional «Be Anxious For Nothing» in English.]

À Igreja de Filipos, Paulo escreveu: “Não andeis ansiosos por coisa alguma…” (Filipenses 4:6) Não é fácil cumprir isto, não achas? A vida está cheia de pequenas preocupações. Ficamos ansiosos com o que vestir, em cumprir horários, como fazer face às despesas, em relação à segurança dos nossos filhos, com o que fazer para o jantar, se vamos encontrar a pessoa certa para casar… a lista é longa.

Alguns até acham que pode ser um sinal de amor ou de cuidado por alguém, mas é um sentimento negativo e é geralmente uma expectativa de ameaça futura. A ansiedade é baseada na incerteza. É o não saber o que está a acontecer ou vai acontecer. Existe ansiedade quando a nossa visão do mundo está ausente de qualquer intenção óbvia ou causa. Por outras palavras, quando os acontecimentos na nossa vida estão sujeitos ao acaso. Baseia-se no conceito de sorte, seja boa ou má.

Provérbios 16:33 diz: “A sorte lança-se no regaço, mas do Senhor procede toda a determinação.” Se o simples lançamento de sortes é guiado por Deus, quanto mais são os eventos de toda a nossa vida. Nada pode apanhá-Lo de surpresa. O Senhor vê o fim desde o início. Nem mesmo um pardal pode cair no chão sem que o Pai o permita, quanto mais nós que temos muito mais valor do que um pardal. Cada fio de cabelo da nossa cabeça está contado. Todo o ar que respiramos, todos os dias que vivemos estão nas Suas mãos. Assim como o menor da Sua criação é lembrado e é bem cuidado, nós nunca seremos esquecidos. Não entres em pânico se houver uma tempestade ao teu redor. Jesus está no teu barco.

Quando uma pessoa está ansiosa não pode orar com fé. É impossível servir ao Senhor com ansiedade. Ansiedade revela autoajuda. És tu a tentar ser Deus. És tu a tentares fazer aquilo que Ele disse que faria. Ele é o provedor, o protetor, a ajuda presente em tempos de necessidade. Já olhaste para a Sua casa do tesouro? Achas que o Senhor não tem o suficiente para suprir as tuas necessidades? Já consideraste a força do Seu exército ou a força do Seu poder? Não é este suficiente para te proteger e proteger as pessoas que amas? Já tentaste perceber a extensão do Seu conhecimento e inteligência? Basta olhar para os detalhes da natureza e os mistérios do universo. Não pode o Senhor ajudar-te a conduzir um carro, ou a passares num exame? Já olhaste para o Seu coração de misericórdia? Alguma vez Deus provou ser indelicado na forma como te trata? Os planos de Deus para ti são para o bem e não para o mal.

A ansiedade não deve ser tolerada ou desculpada. É incredulidade e deves livrar-te dela. Pedro diz para lançar toda a ansiedade sobre o Senhor, porque Ele tem cuidado de nós. (1 Pedro 5:7) Deus ocupa-se de ti. Ele vai repreender a tempestade por ti. Se consegues acreditar nisto, então vais entrar no Seu descanso. Quando assim o fazes a tua mente aquieta. A paz retorna e a fé é edificada. Os problemas tornam-se oportunidades para vermos a solução do Senhor. As incertezas são transformadas em esperança e a vida torna-se agradável. A admoestação aos Filipenses foi para não se preocuparem, mas orarem com ações de graças. Mantém-te positivo. Continua a olhar para cima. “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus”. (Filipenses 4:7)

Escrituras para meditar
Provérbios 16:33; Filipenses 4:6-7; Mateus 10:29-31; I Pedro 5:7; Isaías 55:8-13

Similar Posts