Buscai Primeiro o Reino de Deus

[Read the devotional «Seek First The Kingdom Of God» in English.]

Antes do meu pai morrer eu perguntei-lhe qual tinha sido o versículo da sua vida. O que eu quis perguntar foi se ele tinha um versículo que se tornou uma referência para o seu estilo de vida. Rapidamente ele citou Mateus 6:33 “Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e todas as outras coisas vos serão acrescentadas.” Ao refletir sobre a sua vida posso, sinceramente, dizer que o meu pai viveu desta forma.Ele foi um homem abençoado porque Deus estava em 1º lugar na sua vida.

Algumas pessoas têm-me perguntado o verdadeiro significado de “buscar primeiro”. Vamos, juntos, avaliar o significado desta expressão. “Primeiro” tem dois significados. O primeiro significado é cronológico. É primeiro numa série de outras opções. Buscar primeiro ao Senhor, é buscá-LO de manhã. Buscá-LO antes de fazeres outras coisas. Na manhã em que o meu sogro morreu, ele tinha acabado de chegar da sua “caminhada com o Senhor”, ao longo do canal que ficava na parte de trás da sua casa.

Era um hábito que tinha, passar a primeira parte do dia com o Senhor, neste cenário idílico. Quando chegou ao quintal, ele deitou-se e partiu para estar com o Senhor. Ele tinha um pedaço de papel na sua mão. Era um poema do Ralph Cushman, que ele estava a memorizar. A primeira parte é assim:

Encontro-me com Deus pela manhã
Quando o meu dia está no seu melhor,
E a Sua presença vem como o nascer do sol
Como glória no meu peito

O meu sogro, assim como o meu pai, aprenderam que o segredo para uma vida abençoada é buscar primeiro ao Senhor… de manhã… antes que outras actividades, preocupações, ou pessoas ocupassem o seu tempo. O Segundo significado para “primeiro” é qualitativo. É o primeiro com a ideia inerente de “melhor”. Buscar a Deus em primeiro lugar é dar-Lhe o nosso melhor. O melhor do nosso tempo, atenção, prioridade, amor e relacionamento.

Nada nem ninguém deve ter maior importância do que o nosso relacionamento com Deus. Quando Ele é o primeiro, então todas as coisas e pessoas são colocadas no seu devido lugar. Idolatria é o resultado de não fazermos isto. A frase final do poema que se segue, é uma boa lição para nós.

Eu creio que sei o segredo,
Aprendi de forma muito atribulada
Tu deves buscá-Lo pela manhã
Se o queres presente ao longo do dia

Escrituras para Meditar
Mateus 6:33; Apocalipse 2:4; Isaías 44:6; Salmo 50:23

Publicado por

Pr. James Reimer

Pr. James Reimer

James Reimer nasceu em Fairbanks, Alaska, EUA. Apesar de ter sido criado num lar cristão, ele envolveu-se no tumulto da década de 60 e entrou na subcultura das drogas. Na véspera de 1971, em Starnberg, Alemanha, a sua vida mudou radicalmente ao ter um encontro com Jesus Cristo. Leia a biografia completa