Chamados para as boas obras

Ao ler o livro de Tito, notei que duas palavras eram muitas vezes repetidas: “boas obras.” Para muitos de nós estas duas palavras são facilmente descartadas, pois lembram-nos o que muitos tentam fazer para alcançar a salvação. Os nossos pensamentos vão rapidamente para Efésios 2.8-9 onde diz: “pela graça fostes salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie!” Então, quando a nossa ênfase é na graça de Deus e na vivência pela fé, a ideia de obras é rapidamente colocada na “prateleira”. 

Tiago, defende as obras dizendo que a fé sem obras é morta. Por outras palavras, não podemos ter uma sem a outra. Nesta carta pastoral de Paulo e Tito, nós vemos que as boas obras são responsabilidade de todos os que foram salvos pela fé. No segundo capítulo de Tito, as boas obras são um sinal exterior de uma obra interior. Devemos seguir o padrão de vida revelado por Jesus Cristo e servir de exemplo, para os outros seguirem. A nossa fé não deve apenas ser “obtida” aos domingos, mas deve afetar relacionamentos, doutrina, integridade, carácter e motivação. A nossa vida diária é o único Evangelho que muitas pessoas irão ler.

A obra interior de morrermos para o pecado e viver para Deus é vista pela nossa capacidade de usarmos as nossas vidas em favor de outros. A prática de boas obras é fazer bem ao próximo sem esperar nada em troca. É ser sempre uma bênção para todas as pessoas! Jesus é o padrão, pois deu a Sua vida pelos pecadores. A Sua única motivação foi o amor. O homem natural coloca condições para as boas obras. Estas obras são segundo a sua “agenda” e espera respostas positivas. Mas as boas obras que vêm de corações agradecidos não precisam de louvores, crédito ou aprovação.   

Uma acusação contra a igreja tem muitas vezes a ver com as boas obras, ou ausência das mesmas. Se formos zelosos pelas boas obras, destruímos os argumentos do inimigo. O criticismo “Eles não fazem o que pregam”, é muitas vezes verdade. Mostremos, aos que não se sentem amados, o amor de Deus. Ganhemo-los sem palavras!

Escrituras para meditar
Tito 1:16; 2:7-3:14; I Coríntios 11:1; I Pedro 3:1; Romanos 10:8-9

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Called to Good Works» in English.]

Similar Posts