Crê na Palavra

A Bíblia é mais do que uma colecção de livros históricos, éticos e poéticos. É a Palavra de Deus. Não pode ser tomada por menos, pois se o fizermos, então é falsa, porque a própria Bíblia diz que é a Palavra de Deus. “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra” (2 Timóteo 3:16-17). É a Palavra de Deus para todos os povos e para todas as gerações. A Palavra de Deus é viva e activa e gera fé em todos os que a recebem. De facto, é o único livro que, quando o lês, ele lê-te.

A Palavra de Deus é Espírito e Vida. É a substância a partir da qual o mundo natural foi criado e é sustentado. Génesis, diz que o Espírito de Deus “se movia sobre a face das águas” (1:2) à espera que a Palavra fosse dita. Quando “haja luz” foi soprado, o Espírito Santo tinha a matéria prima para criar luz. Tal como a pedra e a madeira são substâncias no mundo físico, a Palavra é substância no mundo espiritual. Podemos construir sobre Ela, permanecer firmes sobre Ela, alimentarmo-nos d’Ela e caminhar na Sua luz. Quando Jesus foi tentado pelo Diabo, Ele disse: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus” (Mateus 4:4). 

Aqueles homens e mulheres que se distinguiram por causa da sua fé, simplesmente acreditaram na Palavra de Deus. Pedro tinha pescado toda a noite sem apanhar um único peixe, mas quando o Senhor lhe disse para lançar as suas redes para o outro lado do barco, ele apanhou mais peixe do que o seu barco conseguia aguentar. Era um pescador experiente e sabia que não havia peixe para ser pescado, mas decidiu acreditar na Palavra de Jesus em vez da sua lógica. Disse Pedro: “sobre a tua palavra, lançarei a rede” (Lucas 5:5). Um centurião romano veio ter com Jesus, pedindo que Ele curasse o seu servo. Ele não se sentiu digno de receber Jesus em sua casa, por isso pediu a Jesus que apenas dissesse uma palavra e o seu servo seria curado (Lucas 7:1-9). Pedro caminhou sobre as águas, quando ouviu Jesus dizer “vem”. E mais, houve água que se transformou em vinho, Lázaro que ressuscitou dos mortos, leprosos que foram curados, e tantos outros testemunharam a Palavra como sendo de Deus: a Palavra é Deus. 

Não se pode separar o Verbo (Palavra), de Deus. João diz que o Verbo se fez carne. Quer dizer: Jesus é o Verbo de Deus. Pode- -se acreditar ou não acreditar, mas não se pode mudar isso. Não se pode tirar da Palavra ou acrescentar à Palavra: apenas acreditar na Palavra. Nem precisas de compreender a Palavra para acreditar nela. Há muitas coisas que não compreendo, mas acredito nela. Não compreendo como funciona a electricidade, ou aviões ou computadores, mas acredito neles. Quanto mais não deveríamos acreditar apenas na Palavra de Deus revelada? Os pensamentos de Deus são mais elevados do que os nossos pensamentos, os Seus caminhos são mais altos do que os nossos, por isso parem de julgar, analisar, e dispersar a Palavra de Deus: apenas acreditem n’Ela.

No século XIX, John Sammis escreveu um coro com o título: “Confie e Obedeça”. Tem sido apreciado por muitos ao longo dos anos. A letra diz:

Quando andamos com o Senhor
na Luz da Sua Palavra
que glória Ele derrama no nosso caminho
Enquanto fazemos a Sua boa vontade
Ele permanece connosco
e com todos os que confiam e obedecem

(Refrão)
Confie e obedeça
pois não há outra maneira de ser feliz em Jesus
senão confiar e obedecer

“Confie e Obedeça”. – John Sammis

Esta é a chave para uma vida plena e bem sucedida: crê na Palavra.

Escrituras Para Meditar
João 4:50; Mateus 14:28-31; Mateus 4:4; Lucas 5:5; 11:28; Isaías 55:11; Provérbios 21:30

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Believe The Word» in English.]

Similar Posts