person holding a green plant

Crescer espiritualmente

Ninguém gosta de ouvir estas palavras “Era bom que crescesses!” Mostra um certo descontentamento, ou desdém por uma atitude ou acção. O facto é que estamos todos num processo de “crescimento”. Fisicamente o nosso crescimento é alcançado aos 25 anos, depois entramos num processo de manutenção até que iniciamos um declínio até à morte. Falando espiritualmente, nós temos um início que chamamos “novo nascimento”. Começamos como bebés em Cristo, crescemos como crianças, desenvolvemo-nos na experiência da juventude, para alcançarmos a maturidade, ou sermos adultos.

Não saltamos simplesmente para a idade adulta, mas crescemos em maturidade. A maturidade é medida pela capacidade de ser responsável. Como crianças, aprendemos pela obediência e disciplina. Paulo compara este estágio com um soldado. Um novo recruta primeiro aprende a obedecer e depois é-lhe dito porquê. As ordens são directas “marcha, pára, senta-te, arrasta-te no chão.” A disciplina básica, de ler a Bíblia, orar, ter comunhão, etc., não são opcionais para o crescimento. Na fase da infância o carácter está a ser formado, os valores estão a ser aprendidos e os bons hábitos estabelecidos. A obediência produz autodisciplina.

No natural, se permanecermos como crianças, algo está realmente errado. Deus deseja que alcancemos a plena estatura de Cristo, o que significa crescer. Tendo criado cinco filhos, a minha esposa e eu descobrimos que os jovens são motivados por recompensas. Eles não respondem muito às ordens, como em crianças, mas sim a incentivos. Por exemplo “Se lavares o carro podes sair este fim-de-semana”. Paulo explica esta fase de crescimento como a de um atleta. Ele treina para um prémio. Ele aprende a negar-se a si mesmo para um alvo maior. Este é um período interessante do nosso crescimento em Cristo, mas não é tudo o que há.

A fase adulta é o que devemos alcançar! É na fase adulta que vivemos para benefício de outros. Um adulto é motivado por visão, serviço e propósito. Esta fase é referida como a de um agricultor. Este é um tempo produtivo, quando a nossa satisfação está em ver as nossas vidas influenciarem ou a tocar outras. Os adultos têm filhos, os jovens não. Os jovens ainda são motivados pelo “eu”, por isso se tiverem filhos, normalmente são os pais /avós ou outros adultos que os criam. Deus deseja que cresçamos espiritualmente para que possamos alcançar os perdidos, cuidemos dos feridos e discipulemos as nações.

Escrituras para meditar
I João 2:12-13; II Timóteo 2:1-6

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Growing Up Spiritually» in English.]

Similar Posts