Debaixo da nuvem

Adoro olhar para as nuvens. Elas são tão majestosas. Vivo perto do mar e, da nossa varanda, tenho uma vista muito bela das nuvens a formarem-se sobre o mar. O pôr-do-sol é fantástico, ver como o sol ilumina as nuvens. Já alguma vez te deitaste no chão e olhaste para o céu, e tentaste ver imagens nas nuvens? Eu e a minha esposa fizemos isso em inúmeras ocasiões: deixamo-nos levar pela imaginação. Alguns veem nuvens como uma ameaça, como sinais de tempestades iminentes, ou como um “desmancha- -prazeres” para uma tarde na praia ou um piquenique no parque. Mas mesmo que para ti as nuvens sejam um símbolo negativo, de destruição e desespero, deves tentar ver o bem que elas podem trazer. Lembras-te do ditado “Cada nuvem tem uma fresta de esperança”?

Os filhos de Israel estavam no Egito há cerca de 400 anos. A precipitação média anual era de cerca de 50,8 mm, e ainda menos quando se viajava para Sul no deserto. Durante esses 400 anos os israelitas tiveram de suportar, dia após dia, o céu limpo e o calor intenso. Moisés conduziu-os para fora do Egito, até ao Sinai. Eles tiveram de enfrentar essas condições climatéricas sem a proteção das suas casas. Para chegar à Terra Prometida, os homens, mulheres e crianças caminhavam pelo deserto, no calor do dia e no frio da noite. O nosso Deus não é sádico, Ele forneceu-lhes proteção. Deu-lhes uma nuvem durante o dia e uma coluna de fogo durante a noite. Para os israelitas, haver uma nuvem que lhes proporcionava sombra, era uma novidade. Eles não estavam acostumados a ser tão bem cuidados. Era como ter ar condicionado. Ter a nuvem durante o dia foi uma bênção.

Desde essa altura, as nuvens tornaram-se metáforas para a presença de Deus. Moisés entrou na nuvem para falar com Deus. Foi na nuvem que Deus deu a Moisés os Dez Mandamentos e foi por meio da nuvem que o Senhor guiou Israel durante o dia. Quando os exércitos do Egito se aproximaram, a nuvem passou entre eles e Israel foi protegido. Um dia, quando Isaías estava a adorar no templo, uma nuvem encheu-o com a glória de Deus e ele viu o Senhor sentado no Seu trono (Isaías 6:1-5). Elias orou por chuva e ao ver uma pequena nuvem soube que a seca tinha terminado e que a chuva estava a caminho. No Monte da Transfiguração, uma nuvem luminosa cobriu Jesus, Pedro, Tiago e João e Deus falou a partir da nuvem (Mateus 17:5). Jesus subiu ao céu numa nuvem e Ele virá novamente numa nuvem (Atos 1:9-11).

Nuvens produzem sombras e sob a sombra do Altíssimo o povo de Deus está protegido. Se tu achares que estás “sob as circunstâncias”, lembra-te que Deus é maior do que as circunstâncias e a Sua libertação está próxima. Declara: “Todas as coisas cooperam para o bem, daqueles que amam a Deus e são chamados segundo o seu propósito” (Romanos 8:28). Nada surpreende Deus. Nada é grande demais para Ele. Se a nuvem parece escura e ameaçadora, procura aquela fresta. Como o Salmo 91 diz: “Ele me livrará do laço do passarinheiro… Não temerás os terrores da noite, nem a seta que voe de dia, nem peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não serás atingido”. A Sua nuvem está sobre ti. Não saias debaixo dela. Podes esconder-te nela e o inimigo não te pode tocar. Deus irá encontrar-te lá. Pode ser o teu esconderijo… um lugar de paz e refrigério… um lugar apenas para ti e Deus.

Escrituras para meditar
Salmos 91; Êxodo 13:21; 16:10; Lucas 9:34; 1 Coríntios 10:1; Marcos 14:62; Daniel 7:1

[Read the devotional «Under the Cloud» in English.]

Similar Posts