Depende de Ti

[Read the devotional «It Is Up To You» in English.]

Há uma palavra de duas letras que faz uma grande diferença na qualidade de vida enquanto aqui na terra, e essa palavra é: “se”. “Se” separa-nos do resto da criação. “Se” é a base da amizade e é o atributo do livre arbítrio. Jesus veio para nos libertar. O pecado escraviza-nos a ponto de fazermos o que não queremos fazer e ser o que nós desprezamos. Não há escolhas no pecado, apenas tirania.

Por causa do pecado, o homem não pode chegar a Deus. Deus teve que chegar ao homem. “Sendo nós ainda pecadores”, o amor de Deus manifestou-se na morte de Jesus na cruz, (Romanos 5:8). O Seu sacrifício deu-nos de volta o nosso livre arbítrio. Agora, todos os que invocam o nome do Senhor serão salvos. Nós, agora, temos uma escolha.

Primeiro vem o livramento de Deus e depois vem a nossa escolha para O seguir. Deus libertou o povo de Israel da escravidão no Egipto, e depois deu-lhes uma escolha. Antes da liberdade, não há escolha. Deus cumpre a Sua Palavra. Cada promessa é “sim” e “amén”. Josué escreveu: “Palavra alguma falhou de todas as boas palavras que o SENHOR falara à casa de Israel; tudo se cumpriu. (Josué 21:45) Depois disto ele diz: “… escolhei hoje a quem sirvais…” (24:15). Liberdade dá-nos a possibilidade de escolha e a escolha requer responsabilidade.

Deus não nos dá apenas uma escolha, Ele diz-nos de antemão o resultado de cada escolha. Por exemplo: se ouvires e obedeceres ao Senhor, serás abençoado, se fores rebelde e endureceres o teu coração vais cair em maldição. Se servires ao Senhor, Ele vai expulsar os teus inimigos perante ti, se servires a outros deuses, os teus inimigos vão-te dominar. Se confessares os teus pecados, o Senhor vai-te perdoar e purificar de toda injustiça. Escolhe o caminho estreito que leva à vida e evita o caminho mais fácil e largo que leva à destruição. Resiste ao diabo, e ele fugirá de ti. E temos muitos mais exemplos na Bíblia.

Não podemos culpar o diabo, porque ele foi derrotado. Não podemos desculpar-nos por causa das nossas circunstâncias nem culpar os outros pelas nossas condições de vida. Nós fomos libertos, agora cabe-nos a nós. Deus libertou Israel da escravidão, mas eles tiveram que possuir a terra, expulsando os inimigos que ali estavam. Tiveram que escolher entre viver abençoados ou amaldiçoados, a experimentar a vida ou morte. Nós também temos uma escolha. Fomos salvos, agora depende de nós a qualidade de vida que podemos viver.

Escrituras Para Meditar
Romanos 10:13; Josué 21:45; Deuteronómio 28:1-14; Mateus 7:13-14; Tiago 4:7; I João1:9.

Similar Posts