Duas Árvores

O livre arbítrio é um dos maiores dons que Deus dá ao Homem. Ao sermos capazes de escolher, somos elevados acima do resto da criação e é-nos dada a possibilidade de nos relacionarmos com Deus como nosso amigo. A amizade não é exigida, ela é voluntária, nós fazemos uma escolha.

Deus, colocou duas árvores no jardim do Éden. Ao homem, foi dada uma escolha: vida ou morte, maldição ou bênção, liberdade ou escravatura. O homem podia optar andar com Deus, ou afastar-se d`Ele. Com o livre arbítrio vêm as consequências das nossas escolhas. Cada escolha é uma causa que provoca um efeito. Assim como as duas árvores representam livre arbítrio, também representam linhas familiares, por isso a expressão árvore familiar. A semente da árvore que o homem comeu, afectou a sua família e as descendências vindouras. Adão fez a escolha errada, ele comeu da árvore que o afastou de Deus. A semente desta »árvore do bem e do mal» passou para toda a humanidade, produzindo pessoas que podem ser boas, ou más, pessoas que não conhecem Deus e não terão a Sua vida eterna.

Esta escolha trouxe morte e separação de Deus; tornámo-nos escravos do pecado. Para que a vida e comunhão com Deus possam ser restauradas, a semente da árvore da vida tem que ser semeada no homem, pois cada árvore produz segundo a sua espécie. A semente da Vida não podia ser semeada num descendente do primeiro Adão, que já estava poluído pelo pecado, mas sim do último Adão que não conhecia o pecado, o filho de Deus sem pecado. Confrontado com tentações (escolhas) Ele tomou a decisão certa, Ele conquistou a morte e o pecado, e agora todos os que crêem n`Ele recebem uma nova natureza, são nascidos de novo e têm vida eterna. A semente da árvore da Vida é a Palavra de Deus. É recebida nos nossos corações pela fé em Jesus Cristo. Transforma o homem, liberta-o da escravatura do pecado e cancela as consequências das escolhas erradas do passado.

Escrituras para meditar: Génesis 2.9; João 14.6; 3.16; 10.10; 1.14; Gálatas 6.7; II Coríntios 5.17-21.

[Continua em Duas Sementes]

Publicado por

Pr. James Reimer

Pr. James Reimer

James Reimer nasceu em Fairbanks, Alaska, EUA. Apesar de ter sido criado num lar cristão, ele envolveu-se no tumulto da década de 60 e entrou na subcultura das drogas. Na véspera de 1971, em Starnberg, Alemanha, a sua vida mudou radicalmente ao ter um encontro com Jesus Cristo. Leia a biografia completa