Duas Leis

[Continuação de Duas Cidades]

Babilónia e Jerusalém representam duas cidades, ou sistema de valores, que são governadas por leis próprias. A Babilónia é governada pela lei do pecado e da morte, enquanto Jerusalém é governada pela lei do Espírito e da Vida (Romanos 8:2).

Tiago diz que a primeira é uma sabedoria que não vem do alto, é uma sabedoria «terrena, animal e diabólica». Dela provém inveja, espírito faccioso e toda a obra perversa (Tiago 3:15-16). Esta opera com base na causa-efeito. Por outras palavras, há consequências para cada acção. Se alguém escolhe viver na “Babilónia” do auto-governo, o resultado, ou salário, é morte. A segunda, é a sabedoria do alto. Esta sabedoria edifica-nos e liberta-nos da lei do pecado e da morte.

A lei do pecado e da morte é a sabedoria deste século e convence o ser humano, fazendo-o crer que pode viver a sua vida conforme quer. Esta sabedoria tem um plano de pagamento tardio . De início, tudo parece tão fácil e divertido, até que chega o cobrador. A consequência dolorosa do pecado é o “remorso”, saber que se podia ter evitado esta situação, se tivéssemos ouvido a voz do Senhor e tivéssemos seguido os seus preceitos. A sabedoria que vem do alto é como uma cerca à beira dum penhasco, a sabedoria de baixo é a que nos visita no hospital ou cemitério.

Ao adquirirmos a sabedoria do alto, temos que também suportar a dor. A dor da disciplina. O preço para obter esta sabedoria deve ser pago de imediato. Passar tempo com o Senhor em oração e no estudo da Sua Palavra, nem sempre é conveniente ou agradável. Muitas vezes não vemos benefícios, tangíveis e imediatos, ou recompensas.

É como tomar um medicamento. Nós sabemos que é bom para nós, mas por vezes é difícil de engolir. Contudo, com o tempo, produz bom fruto. Tiago diz que esta sabedoria é, primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e bons frutos”, (Tiago 3:17).

A lei do Espírito e da Vida está contida nas Escrituras. Há mais de 300 testemunhos, em 66 livros, de homens e mulheres que viveram pela lei do Espírito e da Vida, e foram abençoados, e de homens e mulheres que escolheram o caminho do sofrimento, remorso e destruição. Se aprendermos com eles, e adquirirmos a sabedoria do alto, vamos viver uma vida abençoada.

Escrituras para Meditar: I Cor. 10.11; Salmos 19.7; 32,8; 119.67, 71; Prov. 22.3; Romanos 6.23.

Fotografia: Andrew C.

Publicado por

Pr. James Reimer

Pr. James Reimer

James Reimer nasceu em Fairbanks, Alaska, EUA. Apesar de ter sido criado num lar cristão, ele envolveu-se no tumulto da década de 60 e entrou na subcultura das drogas. Na véspera de 1971, em Starnberg, Alemanha, a sua vida mudou radicalmente ao ter um encontro com Jesus Cristo. Leia a biografia completa