Duas leis

Havia duas árvores no Jardim do Éden, a Árvore da Vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal. Cada uma produziu uma semente, ou linhagem, tipificando os filhos de Adão e Eva; Caim é Abel. Estes, por sua vez, desenvolveram duas cidades, Babilônia e Jerusalém. Cada uma dessas duas cidades, ou sistema de valores, é governada por leis próprias. A Babilónia é governada pela lei do pecado e da morte, enquanto Jerusalém é governada pela lei do Espírito e da Vida (Romanos 8.2). Tiago diz que a primeira é uma sabedoria que não vem do alto, é uma sabedoria “terrena, animal e diabólica”. Dela provém inveja, espírito faccioso e toda a obra perversa (Tiago 3.15-16). Esta opera com base na causa-efeito. Por outras palavras, há consequências para cada acção. Se alguém escolhe viver na “Babilónia” do autogoverno, o resultado, ou salário, é morte. A segunda, é a sabedoria do alto. Esta sabedoria edifica-nos e liberta-nos da lei do pecado e da morte.

A lei do pecado e da morte é a sabedoria deste século e convence o ser humano, fazendo-o crer que pode viver a sua vida conforme quer. Esta sabedoria tem um plano de pagamento tardio. Tudo parece tão fácil e divertido, até que chega o cobrador. A consequência dolorosa do pecado é o “remorso”, saber que se podia ter evitado esta situação se tivéssemos ouvido a voz do Senhor e tivéssemos seguido os seus preceitos. A sabedoria que vem do alto é como uma cerca à beira dum penhasco, a sabedoria de baixo é a que nos visita no hospital, ou cemitério.

Ao adquirirmos a sabedoria do alto, temos que também suportar a dor. A dor da disciplina. O preço para obter esta sabedoria deve ser pago de imediato. Passar tempo com o Senhor em oração e no estudo da Sua Palavra, nem sempre é conveniente ou agradável. Muitas vezes nós não vemos benefícios tangíveis e imediatos, ou recompensas. É como tomar um medicamento. Nós sabemos que é bom para nós, mas por vezes é difícil de engolir. Contudo, com o tempo, produz bom fruto. Tiago diz que esta sabedoria é primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e bons frutos”, (Tiago 3:17). O custo e a dor em seguir a lei do Espírito de vida é muito menor do que o custo e dor em seguir a lei do pecado e da morte.

A lei do Espírito de Vida foi posta à nossa disposição através da morte e ressurreição do Filho de Deus. Foi através do derramamento do sangue de Jesus que podemos experimentar a Vida. Ao receber Jesus como nosso Senhor e Salvador, podemos obter a sabedoria de cima. Nós não temos que experimentar a destruição do pecado para saber que o pecado é errado. Na Bíblia, há mais de 300 testemunhos, em 66 livros, de homens e mulheres que viveram pela lei do Espírito da Vida e foram abençoados, bem como histórias daqueles que escolheram o caminho do sofrimento, remorso e destruição. Todos eles são nossos mentores e se aprendermos com eles e adquirirmos a sabedoria de cima viveremos uma vida bem-sucedida e abençoada, sem remorsos. A lei do Espírito da Vida nos libertou da lei do pecado e da morte (Romanos 8.2).

Escrituras para Meditar
I Cor. 10.11; Salmos 19.7; 32,8; 119.67, 71; Prov. 22.3; Romanos 6.23.

[Continuação de Duas Cidades]

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Two Laws» in English.]

Similar Posts