Duas sementes

Uma semente representa fruto. Tem em si mesma um grande potencial para a multiplicação, mas é limitada, pois só produz segundo a sua espécie. Uma semente de maçã apenas produz maçãs, não pode produzir batatas. Como a Bíblia diz “o que semeias, vais colher.” A semente não se refere somente à vida vegetal, mas também à vida animal e humana. Nós podemos falar acerca da semente da raça humana, referindo-nos aos seus descendentes. 

Adão e Eva tiveram dois filhos, ou sementes. A primeira, Caim, era um agricultor. Ele era da natureza do seu pai, o primeiro Adão. Tinha os seus olhos colocados em coisas terrenas e, por isso, quando adorou a Deus trouxe o fruto do seu trabalho. Adoramos segundo o que conhecemos. Então quando Caim se aproximou de Deus oferecendo sacrifícios, ele apresentou o melhor que tinha, mas foi fruto da terra, que tinha sido amaldiçoado. A sua oferta foi rejeitada porque foi resultado do seu trabalho e não da sua fé. 

O fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal conduz-nos a basear a verdade, sobre o que parece certo ou errado. Se chegarmos a uma situação económica, social e moral de depressão e, nestas condições, alguém prometer um fim para o desemprego, crime, inflação e decadência moral, votarias nessa pessoa para o governo? Provavelmente, sim! Se sim, terias votado em Hitler, tal como fez a Alemanha em 1930. Ele não só prometeu uma reforma, como cumpriu tudo o que prometeu. Em Apocalipse, a besta que surge da terra parece ser a resposta de todos os “ais” do mundo. 

A segunda semente foi Abel, ele guardava rebanhos. Ele representa o segundo Adão. Quando adorou a Deus trouxe-lhe o que tinha vida, um cordeiro. A sua oferta foi aceite porque representa o fruto da árvore da vida. Ele não trabalhou para produzir vida, apenas ofereceu a Deus  a vida que tinha. Ele sofreu por fazer o bem e não retaliou. O seu sangue foi derramado na terra, assim como o de Jesus, e falou a todo o mundo. O sangue de Jesus é a boa nova da salvação para todos os homens, fala melhor que o sangue de Abel. O sangue de Abel fala de justiça e vingança, o sangue de Jesus fala de misericórdia e redenção.  

Estas duas sementes estão em guerra uma com a outra. A semente do pecado chega através do homem, e contamina toda a humanidade. Para que a semente da justiça entre na humanidade, a semente do pecado não pode ser usada. Foi necessário que o Espírito Santo semeasse na mulher esta semente divina. Esta é a semente da mulher, mencionada em Génesis 3:15, que irá esmagar a serpente debaixo dos seus pés. O nascimento virginal do nosso Senhor Jesus Cristo estabelece a nova ordem na criação. Uma semente justa produz uma raça justa.

Escrituras para meditar
Génesis 3.1-15; I Coríntios 2.14; Romanos 1.18; Apocalipse 13.11; Efésios 2.13; Hebreus 11.4; 12.24.

[Continuação de Duas árvores, continua em Duas cidades]

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Two Seeds» in English.]

Similar Posts