Emanuel

Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, o qual será chamado Emanuel, que traduzido é: Deus connosco.

Mateus 1:23

Este versículo é uma citação de Isaías 7:14, e revela um aspeto de Deus que é muito importante: “Deus está connosco”. Connosco tem dois significados. Primeiro, é o sentido que Ele é por nós. Ele está do nosso lado, não está contra nós, nem zangado connosco. Esta expressão, também, se refere ao facto d`Ele estar presente, Ele não está distante está próximo. A Sua presença não se limita a certas ocasiões, ela é contínua. Emanuel é a junção da deidade e humanidade. Deus fez-se carne através de um nascimento virginal. Não houve semente pecaminosa, do homem, envolvida. Maria engravidou pelo poder do Espírito Santo. O seu útero foi um vaso, que carregou o Filho de Deus.

A encarnação de Jesus Cristo, o Deus que se fez carne, revela ao homem a verdadeira natureza de Deus. Antes deste evento, Deus era um enigma para o Homem. Alguns viram-no como fogo, vento, fumo ou outro tipo de manifestação temível, mas poucos conheciam a Sua personalidade. Ele era temido por muitos e adorado pela Sua grandiosidade e majestade, contudo era desconhecido como Pai. Ele chamou apenas a alguns de amigos. Jesus trouxe Deus a cada um de nós.

As Boas Novas são que Jesus veio para abrir o caminho para Deus o Pai, para que possamos comunicar com Ele. Tu não tens que gritar, para atrair a Sua atenção, um simples sussurro é suficiente. Ele está connosco. Em Apocalipse 3:20, vemos esta imagem em que o Senhor está à porta e bate. Ele está lá fora e quer entrar. Se nós abrirmos a porta, Ele vai entrar e cear, ou ter comunhão connosco. O Seu convite é para O conheceres tal como Ele te conhece. Ele quer “entrar na tua pele”, viver dentro de ti. Estas são “as novas de grande alegria” que o anjo anunciou no nascimento de Jesus.

Quando participamos na ceia do Senhor, ou na comunhão, estamos de forma simbólica a comer o corpo do Senhor e a beber o Seu sangue. Isto é uma tipologia exterior daquilo que acontece no interior, quando convidamos Jesus Cristo para as nossas vidas. Nós estamos em Cristo e Cristo está em nós. Ter comunhão com alguém é também ser íntimo dessa pessoa. É falar de assuntos importantes; ser transparente e sincero. Se Deus estivesse distante, Ele nunca falaria connosco. Ele comunica connosco de formas diferentes, e nós podemos comunicar com Ele. Não há necessidade de sermos superficiais, ou mantermos uma certa imagem, quando temos comunhão com Deus podemos ser nós mesmos. Ele ama-nos tal como nós somos. Isto é libertador e são Boas Novas.

O Natal é a celebração desta experiência com Deus. Deus veio ao Homem para o salvar do pecado, e para ter comunhão com ele. Deus está aqui.

Emanuel veio. Ele não é mais um mistério, ou uma manifestação de poder. A ponte entre Deus e o Homem é Jesus. Ele quer falar contigo e caminhar contigo. Ele quer partilhar a Sua vida contigo. Abre a porta e convida-O a entrar.

Escrituras para meditar
Hebreus 13:5; Romanos 8:31; II Crónicas 19:7; Apocalipse 3:20, Isaías 7:14; 9:6

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Emmanuel» in English.]

Similar Posts