És Tu: Amoroso ou Egoísta

O mundo inteiro quer amor. Amor é o tema mais falado e cantado no mundo. Como os Beatles cantaram na década de 60, “All we need is love” (tudo o que precisamos é de amor). No entanto, este mundo não parece assim tão amoroso. Agora há mais conflitos, divórcios, assassinatos, tráfico de seres humanos e mais abusos do que nunca. Talvez o que é promovido como “amor” não seja assim tão amoroso.

Para compreender o amor deves ir à fonte do amor. Deus revela-Se como Amor. Ele é Amor. O amor é a Sua essência e natureza. Ele não pode ser outra coisa senão amor. Deus define o amor desta forma: «Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito…” (João 3,16). O amor é revelado ao dar o melhor. O amor está em dares-te a ti mesmo. Amor implica sacrificar o que amas em benefício de outros. Em I Coríntios 13 (o capítulo do amor), Paulo escreve: “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece,  não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca acaba.”

O amor não é egoísta. O egoísmo é quando tu te colocas em primeiro lugar. O egoísmo é uma perversão do amor. Uma pessoa que é egoísta pensa que a outra irá satisfazer todos os seus desejos e necessidades. Ela pode casar para ser amada, participar numa igreja para ser aceite e amada ou até ter filhos para receber a atenção e o amor que ela tanto deseja. Se a razão destas decisões é para satisfazeres as tuas necessidades ou desejos, então nunca deverias casar, ter filhos ou juntares-te a uma igreja. É apenas uma questão de tempo para que as coisas simplesmente não funcionem como queres e acabares desiludido e magoado. Este tipo de amor esfria e logo encontras um novo ambiente que seja mais auto-apaziguador. Aquilo que a pessoa egoísta pensa ser amor, costuma terminar em amargura, corações partidos e até ódio.

O casamento, a família, a igreja, e até mesmo a adoração, só funcionam quando o amor de Deus é experimentado na vida das pessoas envolvidas. O amor é incondicional e edifica. O egoísmo tem expectativas e as expectativas são o que mata os relacionamentos. É usar o outro para a tua própria satisfação. Como a sanguessuga em Provérbios 30:15-16 que possui duas filhas: Dá e Dá. Elas nunca conseguem obter suficiente atenção, amor e prazer. É este amor egoísta que é promovido na maioria dos relacionamentos no mundo de hoje. Os Rolling Stones expressam a sua futilidade na canção “I Cant Get No Satisfaction” (não consigo obter satisfação).

É preciso decidir sermos amorosos em vez de sermos egoístas. Martin Luther King, Jr. disse: “Decidi ficar com o amor. O ódio é um fardo muito grande para carregar.” Amar custou-lhe a vida e pode custar-te a tua. Mas o verdadeiro amor não pensa sobre o que lhe pode custar. O amor só se preocupa com os outros. Podemos amar, porque Deus nos amou primeiro. Por isso, obtém da fonte do Amor e, em seguida, dá e dá e dá.

Escrituras Para Meditar
I Coríntios 13: 8:1; Gálatas 5:22; João 3:16; I João 3:16; 4:7-12; Provérbios 30:15-16.

Similar Posts