Esperar pela Sua Vinda

Desde o início da Igreja, os crentes têm estado à espera da segunda vinda de Jesus. A primeira vinda do Messias Jesus foi precedida por milénios de promessas proféticas e na “plenitude dos tempos” tudo o que foi profetizado aconteceu. Deus deu a primeira palavra profética quando disse que a “semente da mulher” iria esmagar Satanás debaixo dos seus pés (Génesis 3:15). Primeiro, temos a Palavra eterna, depois a manifestação dessa Palavra no tempo e no espaço. A Bíblia diz que: “Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas” (Amós 3:7). A verdadeira profecia começa com Deus e depois é ouvida e falada por homens ou mulheres que são divinamente inspirados. Na verdade, há 365 referências no Velho Testamento que falam profeticamente do nascimento, vida e morte de Jesus.

Assim como a primeira profecia sobre a vinda de Jesus foi dada por Deus, a Sua segunda vinda foi anunciada pela primeira vez pelo Filho de Deus. Primeiro, Jesus falou da Sua segunda vinda em parábolas (Lucas 12:35-40), e mais tarde, de forma mais clara, como em João 14:2-3 “vou preparar-vos um lugar […] virei outra vez e vos levarei para mim mesmo”. No Novo Testamento, um em cada vinte e cinco versículos referem-se à volta do Senhor e ao estabelecimento do Seu Reino aqui na terra. Há mais versículos referindo-se à Sua segunda vinda do que à primeira. Por causa da centralidade da mensagem no regresso de Jesus, os crentes, em todos os lugares e em todas as épocas, têm ansiosamente esperado por Ele.

A mensagem da segunda vinda deu urgência à difusão do Evangelho. Acreditando que a sua geração era a última geração, os primeiros crentes deixaram tudo para se dedicarem a pregar a mensagem da salvação em Jerusalém, Judeia, Samaria e até aos confins da terra. Embora a maioria visse o retorno imediato do Senhor como um apelo urgente para evangelizar os perdidos, alguns assumiram a posição de espectadores, e ficaram apenas à espera. Isto aconteceu na Igreja em Tessalónica. Na primeira de Paulo, a esta igreja, ele alertou que o dia do Senhor viria como um “ladrão de noite” (1 Tessalonicenses 5:2). Embora, a intenção de Paulo fosse incentivar a igreja a manter-se firme na sua fé e ativa na sua missão, alguns pararam e sentaram-se à espera. Estou certo de que eles pensavam que trabalhar e investir no futuro era um desperdício de tempo, visto que, com a vinda do Senhor, tudo estaria perdido.

No ano 1000, grande parte da Igreja acreditava que o fim do primeiro milénio marcaria o tempo estabelecido por Deus para o retorno de Jesus. Muitos venderam o seu gado, deixaram de trabalhar e foram para lugares altos, vestidos de branco, para esperarem a Sua vinda. Em 1988, Edgar Whisenant, um cientista da NASA e estudante da Bíblia, escreveu o livro: 88 Razões pelas quais o Arrebatamento será em 1988. Foram vendidas mais de 4,5 milhões de cópias deste livro. Muitos crentes esperavam ansiosamente que a sua interpretação dos eventos do fim dos tempos fosse precisa. Alguns deixaram os seus empregos, esgotaram o plafond dos seus cartões de crédito e até mesmo mataram os seus animais de estimação, pois a data prevista do arrebatamento estava próxima.

Assim como todas as profecias da Primeira Vinda de Jesus foram precisas e foram cumpridas, todas as previsões da Segunda Vinda também serão. Para evitar a precipitação é prudente seguir a advertência de Paulo aos Tessalonicenses. Ele instruiu-os a não serem ociosos, mas diligentes no trabalho, mantendo-se firmes na sua fé e serem confirmados em toda boa palavra e obra. Nós todos precisamos de ser ativos enquanto esperamos. Que sejamos todos, no dia da Sua volta, encontrados a fazer a Sua vontade.

Escrituras Para Meditar
Génesis 3:25; Lucas 24:25-27; João 14:1-4; Actos 1:6-11; I Tessalonicenses 4:15-18; 5:2; II Tessalonicenses 1:10-12; 3:6-10

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Waiting For His Coming» in English.]

Similar Posts