people on beach

Esperar no Senhor

[Read the devotional «Waiting On The Lord» in English.]

Nós vivemos num tempo em que tudo parece acelerado. Temos os fast-foods, transportes rápidos, rápido acesso à informação e rápida comunicação com pessoas de todo o mundo. Nós não estamos a abrandar. Na verdade, a pressão é para aumentar a velocidade em que fazemos as coisas. Esperamos resultados rápidos nos negócios, na tecnologia e no trabalho. Nos locais de trabalho a paciência é pouca para os aprendizes mais lentos, pois as expectativas de desempenho rápido são colocadas sobre todos. Este estilo de vida, de “alta velocidade”, tem o seu efeito na saúde física e mental.

Os psicólogos estão em alta demanda nestes dias. O stress é visto como a principal causa de colapsos mentais e físicos. O nosso Criador fez-nos de tal forma maravilhosa, mas sabe que somos apenas barro e que temos limites. Nós não somos máquinas que nunca avariam. Não podemos “ultrapassar os limites”, sem sofrer algumas consequências. Provou-se que a privação do sono é um caminho certo para a insanidade. Temos uma necessidade de descanso e relaxamento. Nós não podemos funcionar bem sem repouso. O homem foi criado no sexto dia. O seu primeiro dia foi o dia de descanso de Deus, ou sábado.

Na Bíblia, o dia começa à noite, em outras palavras, começa com o repouso. Quando a lei foi dada por Moisés, este princípio de “descanso sabático” foi gravado na pedra. Mais foi escrito sobre esta lei do que qualquer outra, (Êxodo 20:8-11). No Novo Testamento, Jesus disse que o sábado foi feito para o homem (Marcos 2:27), e não vice-versa. Ele levou este princípio um passo adiante, relacionando-o a um lugar de descanso espiritual. É aí, em Deus, que deve estar a nossa confiança e fé e não nas nossas capacidades. Paciência, (um fruto do Espírito), é esperar no Senhor.

Alguns dizem: “Deus, dá-me paciência e dá-me agora!” E Deus responde: “Então, apressa-te e espera”. Esta é uma lição difícil de aprender, mas quando aprendemos a esperar no Senhor, as nossas forças são renovadas. Assim como um bom sono à noite, refresca o nosso corpo, o descansar em Deus refresca a nossa alma. A fé tem que ser acompanhada de paciência para ter resultados, (Hebreus 6:12). Ao aprendermos a esperar, a nossa fé é colocada em Deus e é de Deus. Paciência, descansar, e esperar em Deus são todos sinónimos. A ausência destes nas nossas vidas é considerada desobediência e rebelião.

Quando os israelitas ficaram impacientes, enquanto esperavam que Moisés descesse da montanha, começaram a adorar outro deus. Este ato foi considerado rebelião. Saul ficou impaciente enquanto esperava por Samuel para oferecer sacrifícios, e isto também foi visto como desobediência. Em ambos os casos, Deus foi severo com eles e não entraram nas promessas. Confiar em Deus e entrar no Seu descanso não é opcional.

Temos que nos esforçar para entrar nesse descanso. Temos de dizer “NÃO” a algumas demandas urgentes e importantes sobre o nosso tempo e atenção. Ao entrarmos no Seu descanso a nossa vida ganhará uma energia e produtividade sobrenatural.

Escrituras Para Meditar
Êxodo 20:8-11; Salmo 37:1-7; Isaías 40:31; Hebreus 3:7-4:13; I Samuel 13:8-14

Similar Posts