people on beach

Estar Certo

[Read the devotional «Being Right» in English.]

Existe no homem o desejo de estar certo. Quando sentimos que estamos certos, sentimo-nos bem. Regras, leis e tradições são estabelecidas para que possamos avaliar a nossa retidão e a dos outros. Embora as regras e leis possam ser boas, na realidade ninguém as consegue cumprir na totalidade. Isto cria em nós a necessidade de nos justificarmos através de interpretações subjetivas e de nos compararmos com outros que sabemos ser menos retos, ou que não o querem ser. Esta forma de justiça humana é baseada em balanças onde o bem tenta equilibrar o mal.

O Velho Testamento diz-nos que por causa do pecado de Adão, nós e os seus descendentes, herdámos a sua natureza pecaminosa. Deus deu leis ao Seu povo, Israel, não para que eles se tornassem justos ao cumpri-las, mas sim porque através da sua incapacidade para cumprir iriam reconhecer o seu pecado. Em Romanos 3:23 Paulo escreve: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” A solução do homem é associar-se a um grupo social menos capaz de manter as regras ou que tem menos regras, criando assim um contexto onde se sinta bem consigo mesmo. Isto não funciona, porque o pecado provoca morte (Romanos 6:23), e o medo da morte e do juízo eterno traz tormento.

A solução de Deus é providenciar justiça ao homem na pessoa do Seu Filho, Jesus Cristo, que se fez pecado por nós “para que nele fossemos feitos justiça de Deus” (II Coríntios 5:21). Jeremias profetizou que Deus iria levantar da linhagem de Davi um ramo justo e que através dele chegaria a salvação. A justiça seria imputada, não ganha, porque o seu nome é: YHWH-Tsidkenu, “O Senhor a nossa justiça” (Jeremias 23:5-6). Aqueles a quem o Senhor torna justos foram justificados. Derek Prince define a justificação da seguinte forma: “como se eu nunca tivesse pecado.” O culpado foi perdoado e já não está sujeito a punição. Foi-nos dada a couraça da justiça.

Porque fomos feitos justos, nós estamos sentados com o Senhor nos lugares celestiais. Não temos que lutar para chegar ao topo, já estamos lá. Não temos que provar o nosso valor aos outros. Tudo o que devemos fazer é testemunhar aquilo que Jesus fez por nós e que a nossa fé está firmada no Seu sacrifício redentor. Não há ninguém que seja justo, exceto o Senhor, Ele é YHWH-Tsidkenu, o Senhor, a nossa justiça.

Escrituras para Meditar
Jeremias 23:1-6; Salmos 11:7; 19:7-14; 119:1.2; Romanos 3:20-.3; Efésios 2:6

Similar Posts