people on beach

Estás Tu – A Crescer ou a Estagnar?

[Read the devotional «Are You – Growing Or Stagnant?» in English.]

Quando falamos sobre a natureza, é fácil determinar se algo está a crescer ou não. O mundo físico é medido pelas quatro dimensões em que vivemos: altura, comprimento, largura e tempo. As unidades mensuráveis em metros, polegadas, segundos, minutos, etc, podem ser usadas para determinar se um organismo vivo está a crescer ou não.Mas na dimensão espiritual não é tão fácil discernir o crescimento.

Jesus mediu o crescimento espiritual, olhando para a fé. Ele disse a alguns: “Oh, homem de pouca fé”, e a outros, Ele disse: “nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé.” Ele viu alguns como fracos na fé e outros como fortes na fé. Por outras palavras, a fé pode ser medida e pode aumentar ou crescer. Deus deu a cada um de nós uma medida de fé, mas nós somos responsáveis ​​pelo seu crescimento. Tal como no natural o crescimento requer nutrição e exercício, no espiritual o crescimento requer alimentação na Palavra de Deus e a colocação desta Palavra em prática.

Esta “medida da fé” que nos foi dada é o mesmo espírito de fé que Jesus tinha. Como Ele cresceu em sabedoria, fé e favor, assim tu também deves crescer. O crescimento espiritual pode ser comparado com o crescimento de uma criança até à idade adulta. Tal como uma criança deves aprender a ser obediente. A criança deve-se submeter à autoridade sem entender os “porquês” das coisas. Isto é para a sua proteção e formação da sua identidade.

Esta fase é muito semelhante à de um recruta no exército. A obediência é necessária e em tempo de guerra pode salvar a sua vida e a vida dos seus colegas. À medida que uma criança cresce e se transforma num jovem, a sua motivação também muda. O seu foco muda do vertical para o horizontal. Ele agora está preocupado com o que os outros pensam acerca dele. Ele compara-se com os outros e aprende a ser competitivo.

Nesta fase, ele é semelhante a um atleta. Ele aprende a auto motivação e a importância do trabalho duro. Ele faz isso para obter um prémio. Esta é uma fase maravilhosa, mas não é o fim. Nós devemos crescer até alcançar a maturidade. Espiritualmente falando, devemos crescer em Cristo. Não devemos permanecer como uma criança, ou permanecer jovem, mas devemos crescer em maturidade.

Um adulto é aquele que é como Cristo. Um adulto é motivado por propósitos e pode ser avaliado pela sua capacidade de ser responsável. Os adultos são capazes de ter filhos e criá-los correctamente. Eles pensam mais nos outros do que em si mesmos e são capazes de sacrificar-se em benefício dos outros. Assim como Cristo deu a Sua vida por nós, nós devemos dar a nossa vida pelos outros. Se estás estagnado, estás preso e não cresces. Alguém que pára nesta fase de criança, está sempre dependente de outros para ser cuidado e direcionado.

Alguns ficam presos na fase da juventude, onde dão para receber e vivem os prazeres do momento. Se estás estagnado e andas em círculos, então está na hora de cresceres.

Escrituras Para Meditar
Lucas 2:51-52; Efésios 4:14-16; I Pedro 2:2; II Tessalonicenses 1:3; II Timóteo 2:1-5; II Coríntios 4:13; I João 3:16

Similar Posts