Este é o Dia

[Read the devotional «This Is The Day» in English.]

“Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos, e alegremo-nos n’Ele.” (Salmos 118:24). Este versículo foi escrito para adorar o Senhor no tempo do Rei David e, nos últimos anos, tem sido cantado novamente. Na verdade, este foi um dos primeiros refrões que aprendi depois da minha conversão. A música para este salmo dá vontade de bater palmas, dançar e saltar. É uma canção feliz, mas não superficial. O seu significado é bastante profundo.

O hoje é tudo o que tu tens. O ontem já passou. Podes ter boas ou más lembranças do passado, mas não podes voltar atrás. O passado é o passado. Paulo disse aos coríntios que “as coisas velhas já passaram”, (II Coríntios. 5:17). Não podes reviver uma experiência. Não podes desfazer o que foi feito. Não podes tomar de volta as palavras que foram ditas. O que está feito, está feito. Salomão disse: “Nunca digas: Porque foram os dias passados melhores do que estes?”, (Eclesiastes 7:10). Olhares para trás impede-te de avançares. 

Quando eu era jovem, vivia para os fins-de-semana. Antes do fim-de-semana, gostava de falar sobre o que iria fazer e, em seguida, de segunda-feira a quarta-feira, gostava de falar sobre o que tinha feito. Era como que a semana, de segunda a sexta-feira, se tornasse suportável ao olhar para trás ou para frente. Estava a perder dois terços do meu tempo. Como diz o Salmo: “Este é o dia que fez o Senhor.” O hoje é o presente de Deus para nós. Na verdade, é tudo o que tens. Assim, aprende a amar as tuas segundas-feiras, tanto quanto amas os domingos.

O futuro tem a ver com o teu propósito e direção. O presente é a tua jornada. No presente está a presença de Deus. Ele é o “Eu Sou”. No presente está a salvação; “Hoje veio a salvação a esta casa,” (Lucas 19:9). É agora que o Senhor está a chamar. “Se ouvirdes hoje a Sua voz, não endureçais os vossos corações…,” (Hebreus 3:7-8). É hoje que Ele está a bater à tua porta, (Apocalipse 3:20). Quando Jesus chamou os seus discípulos, eles deviam largar tudo e segui-lo. Aqueles que disseram que primeiro precisavam de enterrar o seu pai, ou despedir-se da sua família, foram deixados para trás. Hoje é o dia da salvação.

Aprendeste a viver no agora? Ou seja, a parar com a correria da vida e tirar tempo para cheirares as flores ao longo do caminho, ouvires o vento soprar sobre as árvores, apreciar as pequenas alegrias da vida ou sorrir para alguém? Joyce Myers disse muitas vezes que a vida quotidiana deve ser desfrutada. “Hoje é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos n’Ele.” Hoje é o dia de Deus e ao vivermos hoje é sermos conscientes de Deus, em vez de auto conscientes. Isto é ter uma noção do presente sem condenação. O julgar lida com o passado que não podes mudar, e a preocupação lida com o futuro que ainda não aconteceu.

Conheci pessoas que tinham medo de andar de avião. Só depois de terem um bom voo, a conversar com amigos e a rir das suas piadas, é que superaram os seus medos. Tu tens graça para enfrentar o dia de hoje. Jesus disse: “Basta a cada dia o seu próprio mal”. Hoje, a Sua graça é suficiente para ti. Hoje, podes fugir a todas as tentações. Hoje, o amor foi derramado no teu coração e, hoje, podes perdoar e expulsar todos os medos. Hoje é o teu dia. Aproveita a viagem. Alegra-te n’Ele!

Escrituras para meditar 
Salmos 2:7-8; 118:24; Zacarias 9:12; Mateus 6:34; Hebreus 3:7-8; 4:7

Similar Posts