Este é o Dia

[Read the devotional «This Is The Day» in English.]

«Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos, e alegremo-nos n’Ele.» (Salmos 118:24). Este versículo foi escrito para adorar o Senhor no tempo do Rei David e, nos últimos anos, tem sido cantado novamente. Na verdade, este foi um dos primeiros coros que aprendi depois da minha conversão. A música para este salmo dá vontade de bater palmas, dançar e pular. É uma canção feliz, mas não é superficial. O seu significado é bastante profundo.

O «hoje» é tudo o que tu tens. O «ontem» já passou. Podes ter boas ou más lembranças do passado, mas não podes voltar atrás. O passado é o passado. Paulo disse aos coríntios que «as coisas velhas já passaram,» (II Coríntios 5:17). Tu não podes reviver uma experiência, não podes desfazer o que foi feito. Tu não podes tomar de volta as palavras que foram ditas. O que está feito, está feito. Salomão disse: «Nunca digas: Porque foram os dias passados melhores do que estes?», (Eclesiastes 7:10). Olhares para trás impede-te de avançares.

Quando eu era jovem, vivia para os fins-de-semana. Antes do fim-de-semana, gostava de falar sobre o que iria fazer e, em seguida, de segunda-feira a quarta-feira, gostava de falar sobre o que tinha feito. Era como que a semana, de segunda a sexta-feira, se tornasse suportável ao olhar para trás ou para frente. Eu estava a perder dois terços do meu tempo. Como o Salmo diz: «Este é o dia que fez o Senhor.» O «hoje» é o presente de Deus para nós. Na verdade, é tudo o que tens. Assim, aprende a amar as tuas segundas-feiras, tanto quanto amas os domingos.

O futuro tem a ver com o teu propósito e direção. O presente é a tua jornada. No presente está a presença de Deus. Ele é o «Eu Sou». No presente está a salvação; «Hoje veio a salvação a esta casa,» (Lucas 19:9). É agora que o Senhor está a chamar. «Se ouvirdes hoje a Sua voz, não endureçais os vossos corações [..,]» (Hebreus 3:7-8). É hoje que ele está a bater à tua porta, (Apocalipse 3:20). Quando Jesus chamou os seus discípulos, eles deviam largar tudo e segui-lo. Aqueles que disseram que primeiro precisavam enterrar o seu pai, ou despedir-se da sua família, foram deixados para trás. Hoje é o dia da salvação.

Aprendeste a viver no agora? Ou seja, parar com a correria da vida e tirar tempo para cheirares as flores ao longo do caminho, ouvires o vento soprar sobre as árvores, apreciar as pequenas alegrias da vida ou sorrir para alguém? Joyce Myers disse muitas vezes que a vida cotidiana deve ser desfrutada. «Hoje é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos n`Ele». Hoje é o dia de Deus e ao vivermos hoje, é sermos conscientes de Deus, em vez de auto conscientes. Isto é ter uma noção do presente sem condenação. O julgar lida com o passado que tu não podes mudar e a preocupação lida com o futuro que ainda não aconteceu.

Conheci pessoas que tinham medo de andar de avião. Só depois de terem um bom voo, a conversar com amigos e rir das suas piadas, é que elas superaram os seus medos. Tu tens graça para enfrentar o dia de hoje. Jesus disse: «Basta a cada dia o seu próprio mal». Hoje, a Sua graça é suficiente para ti. Hoje, podes fugir a todas as tentações. Hoje, o amor foi derramado no teu coração e, hoje, podes perdoar e expulsar todos os medos. Hoje é o teu dia. Aproveita a viagem. Alegra-te n’Ele!

Escrituras para meditar 
Salmos 2:7-8; 118:24; Zacarias 9:12; Mateus 6:34; Hebreus 3:7-8; 4:7

Publicado por

Pr. James Reimer

Pr. James Reimer

James Reimer nasceu em Fairbanks, Alaska, EUA. Apesar de ter sido criado num lar cristão, ele envolveu-se no tumulto da década de 60 e entrou na subcultura das drogas. Na véspera de 1971, em Starnberg, Alemanha, a sua vida mudou radicalmente ao ter um encontro com Jesus Cristo. Leia a biografia completa