Fala, Senhor, que eu Escuto

[Read the devotional «Speak Lord, I’m Listening» in English.]

Quando Samuel era um pequeno rapaz, foi acordado durante a noite por uma voz que pensou ser do seu mentor, o sacerdote Eli. Mas, era Deus quem falava com ele! Esta foi a primeira de muitas ocasiões em que Samuel foi capaz não somente de ouvir Deus falar com ele, mas também de responder. Que coisa maravilhosa, ser capaz de dialogar com o próprio Deus!

Embora Deus fale e deseje comunicar connosco, muitos têm dificuldade em ouvir ou discernir o que Ele está a dizer. A nossa mente é muitas vezes distraída e preenchida por muitas preocupações e inquietações, e quando queremos ouvir o que Deus está a dizer, tudo o que conseguimos ouvir é o zumbir dos nossos próprios pensamentos. A nossa mente é importante na experiência de ouvir Deus, mas apenas como um intérprete. Deus fala connosco através do nosso homem interior o nosso espírito, e então a mente interpreta o que Ele está a dizer.

Alguns desejavam que Deus falasse de forma audível ou através de um sinal no céu, pensando que isto tornaria tudo mais fácil, mas isso aconteceu no passado e mesmo assim muitos não receberam a mensagem. Um exemplo disto encontra-se no evangelho de João quando Deus falou de forma audível sobre o seu filho, e aqueles que estavam com Jesus pensaram que era apenas um trovão ou um anjo. O mesmo aconteceu com aqueles que estavam com Saulo na estrada de Damasco. Deus falou de forma audível. Esta forma de Deus falar não garante que escutemos correctamente.

Ouvir Deus requer revelação, não inteligência natural. Revelação é quando o Espírito Santo abre os olhos do nosso entendimento. Os dois discípulos que estavam a falar com Jesus, ressurrecto, na Estrada de Emaús, não reconheceram que era Jesus que falava com eles até os seus olhos serem abertos. Jesus explicou uma escritura sobre si, (que é a mesma palavra grega usada em I Coríntios 12:30 para interpretação de línguas), os seus corações foram movidos e então a revelação veio.

Em vez de endurecermos os nossos corações para com Deus, por causa da nossa teimosia e pecado, vamos preparar os nossos corações para ouvi-Lo. Oferece-te a ti mesmo a Ele como uma criança e pede-lhe que abra os olhos do teu entendimento.

Escrituras para meditar
I Samuel 3; Efésios 1:17-18; Hebreus 1:1; João 12:28; Lucas 24:13-35

[Publicado em 27/03/2011, republicado no Atalaia de 7/05/2017]

Publicado por

Pr. James Reimer

Pr. James Reimer

James Reimer nasceu em Fairbanks, Alaska, EUA. Apesar de ter sido criado num lar cristão, ele envolveu-se no tumulto da década de 60 e entrou na subcultura das drogas. Na véspera de 1971, em Starnberg, Alemanha, a sua vida mudou radicalmente ao ter um encontro com Jesus Cristo. Leia a biografia completa