bare tree on desert

Foge da tentação

A Bíblia afirma que as tentações são comuns ao Homem. Por outras palavras, todas as pessoas têm sido e serão tentadas vez após vez nas suas vidas. Mesmo o Senhor foi tentado de todas as maneiras, assim como nós somos tentados (Hebreus 4:15). O dicionário define a tentação como aliciamento ou sedução. Quando usada na Bíblia, refere-se a sermos atraídos para o pecado. A tentação não é pecado, mas se não resistirmos, ela irá levar-nos ao pecado. Neal Maxwell disse uma vez: “Se entretermos as tentações, em breve elas irão entreter-nos a nós.”

Muitas vezes ensinei que a tentação é como a “terra de ninguém,” entre o reino de Deus e o reino das trevas; entre o pecado e a santidade. Se alguém vive na santidade, que é o centro da vontade de Deus, quando cai, cai em tentação. Mas, se vive no lugar da tentação, quando cai, cai em pecado. Quando nos encontramos no lugar da tentação, devemos fugir rapidamente.

Satanás é muito subtil na forma como torna o pecado atraente e em como diminui a gravidade das suas consequências. Ele emprega táticas para disfarçar as tentações tais como: “ser fiel a si mesmo” e “é agradável aos sentidos”. C. S. Lewis, no seu livro, Screwtape Letters (Cartas de um diabo a seu aprendiz), escreveu a partir da perspetiva do diabo: “a estrada mais segura para o inferno é a gradual – a ladeira suave, com chão suave, sem curvas acentuadas, sem marcos de quilometragem, sem sinais de trânsito.”

É muito mais fácil resistir à tentação no inicio do que no final. Quando Jesus foi tentado pelo diabo, ele cortou logo a conversa, resistiu com a Palavra de Deus. Não ficou a pensar sobre isso, a analisar os prós e contras, nem deixou o tempo passar. Jesus reagiu rapidamente com a Espada do Espírito. A tentação é enganosa. A fonte da tentação não é só o diabo, mas também os anseios da nossa natureza pecaminosa. É como estar numa pastelaria, a olhar para todos os bolos e doces maravilhosos que estão expostos. Tu sabes que deves resistir e manter uma dieta saudável, mas, oh, eles parecem tão bons. Tu sabes o que deves dizer: “Para trás de mim, Satanás”, e ainda assim acrescentas, “e empurra-me”. É melhor fugires. Afasta-te do lugar da tentação.

Para seres forte e resistires no dia da tentação, é preciso teres uma compreensão clara do pecado. Romanos 6:23, diz: “o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.” Também em Tiago 1:15: “Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado, e o pecado sendo consumado, gera a morte.” Há consequências desastrosas para o pecado. Tu tens que odiar o pecado para ser capaz de resistir ao inimigo e fugir da tentação. Imagina que este dia é o teu último dia. O que gostarias de fazer? Vais preencher o teu dia com experiências pecaminosas, ou preferes compartilhar acerca Jesus com aqueles que tu amas?

Esta “terra de ninguém” está entre a escuridão e a luz. É um lugar nas sombras. Para resistir à tentação tens de ligar a luz. Não escondas a tua fé. Diz a todos em quem tu acreditas e o que Jesus fez na tua vida. Evita os lugares e as pessoas que te seduzem para o pecado. Um amigo verdadeiro vai querer o que é melhor para ti, e não que tu partilhes, com ele, as consequências destrutivas do pecado. Traz os teus amigos para Cristo. Não deixes que eles te levem para o inferno. Não penses que és o único que tem que suportar estas situações. As tentações são uma realidade humana e Deus está presente para te sustentar no meio de todas elas. Nenhuma tentação é difícil de mais para resistires. Deus tem sempre um escape.

Escrituras Para Meditar
Tiago 1:12-15; 4:7; Mateus 26:41; Hebreu 2:18; 4:15; I Coríntios 10:13; Lucas 17:1

[Read the devotional «Flee Temptation» in English.]

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

Similar Posts