gray round clay pot

Humilha-te a ti mesmo

A humildade é uma qualidade que Deus promove. De todas as virtudes cristãs, a humildade parece ser a mais importante. Tiago e Pedro, escreveram estas mesmas palavras: “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes» (Tiago 4:6 e 1 Pedro 5:5). Deve ter sido um tema comum ensinado pelos apóstolos na Igreja primitiva. Para alguns, a humildade significa auto degradação. Para outros, é comparada à pobreza. E ainda outros vêem a humildade como uma posição inferior, de servidão. A expressão “origens humildes” refere-se a alguém que começou a vida sem nada. São Francisco de Assis elevou a pobreza como graça na sua busca pela humildade. Para ele, ser um seguidor de Cristo implicava dar toda a riqueza e viver uma vida de pobreza. Mas, realmente, é assim que nos humilhamos?

S. Francisco nasceu numa família de comerciantes ricos. Ele viveu uma infância livre de cuidados e em devassidão enquanto jovem. Ao ter um encontro com Jesus, Francisco arrependeu-se do seu estilo de vida pecaminoso e doou as suas riquezas para seguir o Senhor. Ele foi desafiado pelas palavras de Jesus ao jovem rico, aquele que queria ser Seu discípulo. Ele não queria errar como fez este jovem por não ser capaz de dar tudo o que tinha. Jesus foi o grande tesouro da sua vida e qualquer sacrifício não era grande demais para ele. Devido à sua conversão dramática, Francisco viu as suas riquezas como uma fonte de orgulho e a pobreza como um caminho para a humildade. Mas não é a falta de riquezas que determina a tua humildade, mas sim a falta de controlo que as tuas riquezas exercem sobre ti. O orgulho é o oposto da humildade e manifesta-se na confiança que temos nas nossas riquezas e capacidades, e não em Deus.

Cristo mostrou humildade ao descer do céu em forma de homem. As Escrituras dizem que “Ele se humilhou, tornando-se obediente até à morte, e morte de cruz” (Filipenses 2:8). Fez- -se pobre para que nos tornássemos ricos, Ele deu tudo para que pudéssemos receber a vida eterna e Ele foi amaldiçoado para podermos receber as bênçãos de Abraão. O exemplo de humildade de Jesus é que Ele renunciou à Sua própria vontade para abraçar a vontade do Pai (Lucas 22:42). Humilhares-te é deixares de controlar a tua vida. É quando reconheces que tu não és a fonte, o criador da tua própria existência. Deus é a fonte de todo o bem, dom, talento, etc. Não há lugar para ostentação das realizações pessoais, apenas gratidão pela graça e ajuda de Deus. C. S. Lewis disse: “A verdadeira humildade não é pensar menos de nós mesmos, mas é pensar menos em nós mesmos”.

O orgulho é pecado e é encontrado em cada coração humano. Ele causa dificuldades e conflitos entre povos e nações. O povo orgulhoso não pode trabalhar nem viver junto sem conflitos. O livro de Provérbios adverte que “o orgulho precede a queda” (Provérbios 16:18). O orgulho é um obstáculo no nosso relacionamento com Deus, mas a humildade abre a porta da Sua graça. Humildade é imitar o Senhor. Mesmo sabendo que era o Filho de Deus, Jesus não Se agarrou à Sua igualdade com Deus. Ele dependeu totalmente do Pai.

Aqui estão algumas maneiras de te humilhares:

  1. Confessa regularmente os teus pecados a Deus e aos outros;
  2. Não mostres nenhuma parcialidade: associa-te aos pobres e carentes;
  3. Fala bem dos outros;
  4. Desenvolve um coração grato;
  5. Escolhe servir os outros;
  6. Sê submisso às autoridades;
  7. Serve aos outros como se fosse ao Senhor;
  8. Perdoa os outros.

Vamos fazer disto uma disciplina diária. “Humilhai-vos, pois, debaixo da poderosa mão de Deus, para que a seu tempo Ele vos exalte” (1 Pedro 5:6).

Escrituras Para Meditar
Tiago 4:6, 10; I Pedro 5:5-6; Filipenses 2:6-8; II Coríntios 8:9; Miqueias 6:8; II Crónicas 7:14; Mateus 23:10-12

[Read the devotional «Humble Yourself» in English.]

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

Similar Posts