Levantá-los

[Read the devotional «Lift Them Up» in English.]

Perto do final do século XVIII, James Wells, no seu livro As Parábolas de Jesus, contou a história de uma menina que levava ao colo um bebé grande. Vendo a sua dificuldade, uma pessoa perguntou se ela não estava cansada. Surpreendentemente, ela respondeu; «Não, ele não é pesado, é o meu irmão.» Esta frase tornou-se popular e foi utilizada por diferentes pessoas em diferentes períodos no tempo para incentivar as gerações a sacrificarem-se em prol de outros. Os Hollies, em 1969, e mais tarde, Neil Diamond, em 1970, gravaram uma balada musical com este título (No, he ain’t heavy, he’s my brother), que se tornou um hit mundial.

Muitas vezes, as pessoas precisam de ser levantadas. Elas ficam sob o peso de todos os encargos e pressões da vida. Podem sentir-se desencorajadas e até mesmo ficar feridas no seu esforço para alcançar sucesso. Nesta luta reconhecem a fragilidade da sua humanidade e os seus limites. As pessoas não têm asas, mas às vezes precisamos de alguém com as asas de encorajamento para levantá-las. O Senhor diz-nos, em Isaías 35:3, para fortalecer as mãos fracas, firmar os joelhos trementes, e dizer para o coração ansioso: «Sê forte; não temas!»

Os fuzileiros nos EUA têm um lema: “Não deixar ninguém para trás”. No decorrer de uma batalha, é inevitável que alguns fiquem feridos ou cansados. Quando isto acontece com um soldado, o exército não prossegue sem resgatar os feridos e levá-los para um sítio seguro. Uma vez, ouvi um pregador dizer que a Igreja é o único exército que dispara sobre os seus feridos. Podemos rir disto, mas muitas vezes é o que acontece. Criticamos aqueles que estão abatidos e cansados​​, em vez de os levantarmos e suportarmos com oração e fé. Vamos ajudar a tornar o caminho reto e fácil, para que os coxos e fracos não tropecem ou caiam.

Quando Israel lutou contra os amalequitas, só prevalecia quando Moisés erguia as mãos. À medida que o dia passava, os seus braços foram-se cansando. Mas, Arão e Hur colocaram uma pedra para que Moisés se sentasse e ficaram com ele para ajudá-lo a levantar as suas mãos. A batalha foi ganha, porque Arão e Hur levantaram o líder no momento da sua fraqueza. Quando levantares alguém, o Senhor estará lá para fazer o mesmo. O salmista diz: «O Senhor sustenta a todos os que caem e levanta a todos os abatidos.» (Salmos 145:14) Não procures ser só levantado, mas procura também levantar os outros. Ao fazeres isto, vais descobrir novas «asas» de encorajamento e renovação das tuas forças.

Precisamos também de levantar os nossos irmãos no seu caráter. Deus tem novos níveis para alcançarmos. Por quê ser como os outros? Por quê estar preso na mediocridade, quando podemos ser excelentes? Às vezes a nossa visão fica desfocada e precisamos de alguém para levantar os nossos olhos, acima do natural, para novos horizontes e alturas espirituais. Há poder numa palavra de encorajamento. Há força em acreditar no melhor do nosso irmão e desejar-lhe sucesso. Vamos levantar-nos uns aos outros, acima da procura das riquezas deste mundo, para uma herança celestial… acima do natural para o espiritual.

Escrituras Para Meditar:
Salmos 145:14; Isaías 35.3; Hebreus 12:12-17; Eclesiastes 4:10;
Êxodo 17:11-12; Romanos 1:12

Similar Posts