Liderar através da fraqueza

A maioria das pessoas vê a liderança como uma posição superior, não só pela cadeia de comando, mas também pela sua capacidade e eficácia. A expectativa de serem melhores do que aqueles a quem lideram, faz com que muitos líderes neguem as suas fraquezas e se escondam atrás de uma imagem de autoconfiança. A realidade é que a liderança não está isenta de stress, de tentações e dificuldades na vida. Dan B. Allender, disse no seu livro, “Leading With a Limp” (que significa “Liderar a coxear”): “Os líderes mais eficazes não sobem ao poder sem as suas fraquezas; eles lideram com poder por causa das suas fraquezas”.

A fraqueza é normalmente vista como algo negativo. Ela pode estar associada a uma deficiência física, a um estigma social ou racial, a instabilidade emocional, a pobreza, etc. Em suma, fraqueza significa que nós simplesmente não temos o que é preciso. Muitos não aspiram à liderança porque estão conscientes das suas fraquezas. Eles optam por viver numa zona de conforto, onde tudo é previsível e controlado. O medo da incerteza, dor, perda, fracasso e rejeição, tem levado muitos a optarem por uma vida artificial, uma “caixa climatizada”, onde se sentem seguros. Mas esta não é a vida real. Todos nós lutamos contra o pecado, todos tentamos resistir à tentação de agradar aos outros, todos tentamos morrer para as nossas ambições egoístas e todos enfrentamos o medo. A vida real é imprevisível e nós somos seres frágeis.

Thomas A. Edison disse que a nossa maior fraqueza é desistirmos. Ele disse que a maneira mais certa para ter sucesso é tentar sempre mais uma vez. Nelson Mandela disse: “Eu aprendi que a coragem não é a ausência do medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, as o que vence esse medo”. Como é que se vence o medo? Vence-se o medo quando não se fica à espera que ele passe, age-se com medo. O impossível só existe até que seja realizado. Uma criança sentada num escorrega pode sentir medo e pode ficar lá sentada muito tempo, mas no momento em que ela descer, o medo desaparece e ela quer repetir a experiência vez após vez.

Quando foi a última vez que te sentiste animado por não saber o que iria acontecer? Talvez já há muito tempo, pois tens estado fechado na tua zona de conforto. Não faz mal teres fraquezas, mas faz mal contentares-te com a mediocridade. Deus chamou- -nos para sermos líderes, para influenciar outros a procurar a grandeza. A nossa fraqueza mostra-nos que não somos soberanos, omniscientes ou invencíveis. Por outras palavras, nós não estamos no controlo, não sabemos tudo e nós podemos ser travados. Sermos fracos significa que precisamos desesperadamente de Deus. E esse não é um mau lugar para nos encontrarmos.

Para saíres de um lugar de fraqueza, tens de sair da tua zona de conforto. Daniel estava fora da sua zona de conforto enquanto escravo na Babilónia e no entanto ele foi elevado a uma posição de 1.º príncipe. Ester estava fora da sua zona de conforto na Pérsia, pertencia a uma raça que era desprezada e perseguida, mas tornou- -se rainha. José foi vendido como escravo no Egito e passou anos na prisão sob falsas acusações, mas levantou-se para se tornar o primeiro-ministro de todo o reino. Estou certo de que todos eles teriam preferido uma maneira mais fácil de chegar ao topo. Mas eles aprenderam que na sua hora mais fraca Deus mostrou a Sua força. A tua fraqueza pode ser o teu testemunho. Não deixes que o teu passado te retenha. Não deixes que o medo te impeça de ires para a frente. Faz com medo. Diz “sim” com mais frequência. Sê voluntário. Sê espontâneo. Sai dessa zona de conforto e sê o líder que Deus te chamou para seres. Se caíres, em seguida levanta-te. Amanhã é um novo dia.

Escrituras Para Meditar
II Coríntios 12:5, 9-10; Efésios 4:1-2; Provérbios 24:16; I Timóteo 4:12; 6:11-12; II Timóteo 1:7

[Read the devotional «Leading Out Of Weakness» in English.]

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

Similar Posts