Ligados

O Corpo de Cristo é composto por todos aqueles que foram redimidos pelo Sangue de Jesus e foram unidos para cumprir o propósito de Cristo, aqui na terra. Assim como o corpo humano tem diferentes membros, mas unidos por articulações e ligamentos, assim o Corpo de Cristo mantém-se unido por relações de aliança. Paulo diz que a relação “uma só carne” entre um homem e uma mulher no casamento simboliza o mistério da unidade do Corpo de Cristo. Essas conexões são inseparáveis. O propósito é serem mutuamente edificados e reflectirem a natureza e o carácter da cabeça, que é Jesus.

A “cabeça” determina o posicionamento de cada membro do Corpo e quando cada um dos membros funciona adequadamente todo o corpo cresce e edifica-se em amor (Efésios 4:16). No século 19, houve um famoso par de gémeos ligados, cujos nomes eram Chang e Eng Bunker. Eles eram de Sião, (Tailândia), e devido a isto surgiu a expressão “gémeos Siameses”. Hoje, nos EUA, usam a expressão “unidos pelo quadril”, referindo-se à forma como alguns irmãos siameses estão ligados, para expressar um forte vínculo entre duas pessoas. Esta ligação profunda dá vida e amadurece com o tempo.

Eu tenho esse tipo de relacionamento com um número de pessoas, dentro do Corpo de Cristo, e sou muito beneficiado por aquilo que eles têm adicionado à minha vida. Dentro destas relações, não há necessidade de “quebra-gelos”, nem há superficialidade ou medo de ofender. Tal como com um sapato usado, é confortável estar com eles. Eu também aprendi que algumas pessoas não são tão dadas a este tipo de aliança. Embora possa haver uma atracão à primeira vista, elas simplesmente não ficam. Mesmo quando as suas palavras expressam compromisso, quando elas querem sair, saem.

Quando as pessoas se afastam de ti deixa-as ir. Não tentes convencê-las a ficar. Não podes forçar ninguém a ficar contigo. O teu destino não está ligado a alguém que te tenha deixado, mas sim ligado com aqueles a quem Deus uniu a ti. Aqueles que estão unidos a ti vão ficar. As Escrituras falam sobre isto: “Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido connosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos”(I João 2:19). Estes tempos de separação podem ser dolorosos, mas tu tens que continuar.

Deus está a construir a Sua Igreja e nada nem ninguém pode prevalecer contra ela. Há um desejo inato em cada um de nós para a intimidade e relacionamentos. Fomos criados por Deus para estarmos ligados uns aos outros. Desde o início da criação, Deus disse que não era bom que o homem estivesse só; Então ele criou uma ajudadora para o homem. A família foi criada para que cada criança nascesse em um ambiente de amor e carinho. Quando o pecado entrou na equação humana, o resultado foi a divisão e solidão. Todos foram separados de Deus e uns dos outros.

Mas o amor de Deus perseguiu-nos. Ele encontrou-nos no nosso estado perdido e levou-nos à Sua família. Os Salmos dizem que Ele coloca o solitário em família (Salmo 68:6). Ezequiel graficamente retrata isso quando diz que nós éramos como um feto abortado, deixado à morte à beira da estrada. O Senhor veio e falou vida sobre nós e criou-nos como sendo Seus (Ezequiel 16:4-14). Ao ligarmo-nos a Deus, então podemos estar ligados com os outros. Ele é a terceira dobra do cordão que não é facilmente rompido (Eclesiastes 4:12).

Ao encontrares o teu lugar no Corpo de Cristo, sê fiel em manter a unidade do Espírito no vínculo da paz. Ao seres uma bênção para aqueles a quem Deus uniu a ti, as tuas necessidades de amizade e intimidade serão supridas.

Escrituras Para Meditar
I Coríntios 1:10; 6.17; Efésios 4:16; 5:31-32; Hebreus 13:5; I João 2:19; Atos 2:47; Salmo 68:6

[Read the devotional «Joined Together» in English.]

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

Similar Posts