Não Olhes para Trás

[Read the devotional «Don’t Look Back» in English.]

Ló é uma personagem interessante da Bíblia. Ele era sobrinho de Abraão. Abraão tomou conta dele. Ló envolveu-se com a fé monoteísta de Abraão, e quando Deus instruiu Abraão para se mudar, Ló seguiu-o até Canaã. Ele prosperou debaixo da direcção e protecção do seu tio, mas quando foi necessário separarem-se, Ló escolheu o caminho mais fácil. Ele desejava uma «boa vida», por isso escolheu descer das montanhas para viver nas cidades do planalto.

Ló manteve um nível de integridade e justiça moral no meio de uma geração corrupta, assim como a sua mulher e as suas duas filhas, virgens. Quando foi feito juízo sobre a cidade de Sodoma e Gomorra, foram enviados anjos para salvar esta família. Tudo o que ele tinha adquirido estava agora reduzido àquilo que ele conseguisse transportar nas suas costas. O lugar onde tinha escolhido viver era agora o lugar de onde devia fugir. Deus exigiu apenas uma coisa, que não olhassem para trás.

Para seguir o caminho mais fácil até ao vale, não lhe foi requerida fé, mas para obedecer aos avisos de Deus, sobre o perigo iminente e subir para as montanhas foi-lhe requerida fé. Os seus desejos ficavam, agora, para trás. Deus estava a chamá-lo para subir. A mulher de Ló quis apenas olhar mais uma vez. É certo que tudo estava mal, o pecado abundava por todos os lados, mas era tudo o que ela tinha. Ela quis olhar mais uma vez, esse olhar custou-lhe a vida. Ló continuou, e tornou-se pai de duas nações, mas a sua esposa foi deixada como um pilar de sal.

Não olhes para trás, para aquilo que é condenado por Deus. Não tentes agarrar o que desvanece. Deus tem um caminho de fé para seguirmos, que nos levará a um novo lugar, alto. Escolhe bem, desde o inicio. Continua a seguir a fé de Abraão.

Quando o caminhar se tornar fácil,
poderás estar a descer da montanha.
Autor desconhecido

Escrituras para meditar
Génesis 19; Mateus 7.14; Lucas 9.62

Publicado por

Pr. James Reimer

Pr. James Reimer

James Reimer nasceu em Fairbanks, Alaska, EUA. Apesar de ter sido criado num lar cristão, ele envolveu-se no tumulto da década de 60 e entrou na subcultura das drogas. Na véspera de 1971, em Starnberg, Alemanha, a sua vida mudou radicalmente ao ter um encontro com Jesus Cristo. Leia a biografia completa