Não olhes para trás

Ló é uma personagem interessante da Bíblia. Ele era sobrinho de Abraão. Abraão tomou conta dele. Ló envolveu-se com a fé monoteísta de Abraão, e quando Deus instruiu Abraão para se mudar, Ló seguiu-o até Canaã. Ele prosperou debaixo da direcção e protecção do seu tio, mas quando foi necessário separarem-se, Ló escolheu o caminho mais fácil. Ele desejava uma “boa vida”, por isso escolheu descer das montanhas para viver nas cidades do planalto. 

Ló manteve um nível de integridade e justiça moral no meio de uma geração corrupta, assim como a sua mulher e as suas duas filhas, virgens. Quando foi feito juízo sobre a cidade de Sodoma e Gomorra, foram enviados anjos para salvar esta família. Tudo o que ele tinha adquirido estava agora reduzido àquilo que ele conseguisse transportar nas suas costas. O lugar onde tinha escolhido viver era agora o lugar de onde devia fugir. Deus exigiu apenas uma coisa, que não olhassem para trás. 

Para seguir o caminho mais fácil até ao vale, não lhe foi requerida fé, mas para obedecer aos avisos de Deus sobre o perigo iminente e subir para as montanhas foi-lhe requerida fé. Os seus desejos ficavam, agora, para trás. Deus estava a chamá- -lo para subir. A mulher de Ló quis apenas olhar mais uma vez. É certo que tudo estava mal, o pecado abundava por todos os lados, mas era tudo o que ela tinha. Ela quis olhar mais uma vez, esse olhar custou-lhe a vida. Ló continuou, e tornou-se pai de duas nações, mas a sua esposa foi deixada como um pilar de sal. Não olhes para trás, para aquilo que é condenado por Deus. Não tentes agarrar o que desvanece. Deus tem um caminho de fé para seguirmos, que nos levará a um novo lugar, alto. Escolhe bem, desde o início. Continua a seguir a fé de Abraão. 

É impossível olhar para trás e ir para a frente ao mesmo tempo. Mesmo quando vemos o passado como os “bons velhos tempos”. Moisés teve algumas experiências gloriosas no topo da montanha com Deus. Ao voltar dessas experiências, o seu rosto  brilhou com a presença de Deus. O povo ficou assustado com a intensidade da glória e pediram-lhe que cobrisse o seu rosto quando falava com eles. À medida que esta glória se desvanecia, Moisés continuava a usar o véu para cobrir o seu rosto. Ele agarrava-se aos bons tempos passados, em vez de seguir em frente. Paulo escreveu aos Coríntios que o ministério do Espírito é mais glorioso do que aquele experimentado por Moisés. Não olhes para trás, ansiando pelos anos anteriores. Há mais e melhor para a frente.

Quando o segundo templo foi construído em Jerusalém, no tempo de Esdras, os que tinham visto o primeiro templo choraram. O alicerce era muito mais pequeno do que o templo anterior. Ao olharem para trás, eles perderam a visão do propósito que Deus tinha para esta segunda casa. Olhar para trás traz arrependimento, remorso e desespero. Olhar em frente traz esperança, entusiasmo e fé. Aqueles que não olharam para trás regozijavam-se com todas as suas forças. As vozes dos que celebravam eram mais altas do que as dos que choravam com saudades do passado. Ageu profetizou que a última glória seria maior do que a primeira glória (Ageu 2:9). E assim foi.

Há sempre mais para ser experimentado em Deus. A primeira chuva é boa, mas a chuva serôdia é ainda melhor. Isaías declara: “Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; proventura não a percebes? Eis que porei um caminho no deserto; e rios no ermo” (Isaías 43:19). Se olhares para trás, vais perder isso.

Escrituras para meditar
Génesis 19; Mateus 7:14; Lucas 9:62; II Coríntios 2:23; Isaías 43:19

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Don’t Look Back» in English.]

Similar Posts