Não temas

Medo é algo que cada um de nós tem enfrentado mais do que uma vez. Na realidade, eu creio que é quase uma luta diária para muitos de nós. Pode surgir em forma de pânico, que nos paralisa, ou simplesmente como uma insegurança ao enfrentarmos um novo desafio. O medo surge de uma expectativa má. É uma ansiedade que é provocada pela crença de que algo mau está prestes a acontecer. Por ser um sentimento negativo, que precede à maioria dos desafios, serve como um impedimento para o progresso e mudança.

O medo não vem de Deus. Devemos resistir ao medo e quando ele se manifesta na forma de um espírito maligno deve ser expulso. O medo pode trazer tormento mas Deus tem-nos dado o Seu amor para combater este inimigo da nossa alma. Nas Escrituras, Deus diz 365 vezes: “Não temas!”. Há uma para cada dia do ano. O diabo usa o medo para nos impedir de experimentar o melhor de Deus. O medo mantem-nos em descrença e deixa-nos fora do propósito d`Ele.

A esperança, por outro lado, é a expectativa de algo bom, é a substância da fé. Esperança é ver Deus operar todas as coisas para nosso bem. É saber que Deus está no controle e saber que Ele nos ama. Nós vencemos o medo porque confiamos em Deus. Ainda que andemos pelo vale da sombra da morte, não temeremos mal algum. Porquê? Porque o Senhor está connosco. Jesus abraçou a cruz, por causa da esperança que Lhe era proposta. Será que isto quer dizer que nunca sentimos medo? Não, apenas significa que nós fazemos o que temos que fazer. Tu podes sentir medo antes de um exame, antes de uma entrevista de emprego, ou por ires a uma simples consulta ao dentista mas, ainda assim, fá-lo.

Há anos, tivemos uma irmã na nossa igreja que era claustrofóbica, (medo de estar em lugares pequenos). Ela não entrava em elevadores e evitava lugares com muita gente. Uma vez organizamos uma viagem para Paris, França. Ela queria muito ir connosco, mas isto implicava uma viagem de 2000 quilómetros numa carrinha cheia de pessoas. No início da viagem ela esteve perto de um ataque de pânico. Colocou a cabeça fora da janela, e tentava lidar com o seu medo. Quanto mais ela pensava no medo que tinha, pior ficava. Nós parámos e orámos pela nossa irmã. Em vez de se entregar ao medo, ela tinha que resistir. Nesse dia ela venceu. O seu foco e confiança foram colocados no Senhor e ela aproveitou uma viagem maravilhosa.

Em vez de evitares os desafios, que surgem ao fazeres a vontade de Deus, por causa do medo, apenas faz! Vais descobrir que Deus está contigo. Olha para cima! Olha para onde queres ir, não para onde não queres ir e NÃO TEMAS!

Escrituras Para Meditar
Isaías 41:10; Salmos 23:4; 34:4; 46:10; II Timóteo 1:7; I João 4:18; Hebreus 12:2.

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Fear Not» in English.]

Similar Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.