O Dom da Graça

A definição tradicional da palavra “Graça” é a de “favor imerecido”. Sendo definitivamente isso, eu acredito que é muito mais. A palavra Graça é usada 323 vezes na Bíblia portuguesa, e refere-se a favor, integridade, perdão, redenção e poder. Em todos os casos, é um dom gratuito. Por definição, não pode ser ganha pelo nosso mérito. Não se pode obter a graça através da oração e do jejum, mantendo a lei, dedicação às boas obras, dando os dízimos e ofertas ou qualquer outro esforço pessoal. É uma questão de receber o que Deus tem oferecido. Desta forma, dar graças é dizer: Obrigado.

Eu descobri que por vezes é difícil receber. Quando recebemos um presente de alguém no Natal, sentimo-nos obrigados a dar um presente em troca. Se alguém nos convida para jantar, sentimos a necessidade de convidá-lo para jantar. Parece que a nossa natureza, como refletida na nossa cultura, é baseada em obras, em vez de graça. A graça é a antítese da lei. De acordo com Tito 2:11, a graça veio ao mundo através de Jesus Cristo. Sendo assim, a misericórdia e poder de Deus já foram disponibilizados para o homem.

Para entendermos como receber a graça, devemos entender a humildade. Em Mateus 18, Jesus conta a história de um servo que devia ao seu senhor dez mil talentos, o equivalente a 16 anos de salários. O servo não conseguia pagar esse valor e implorou por misericórdia, dizendo: “tudo te pagarei”. O senhor perdoou- -lhe a dívida inteira. Mas a história não termina aqui. Este servo, ao que parece, não podia simplesmente receber o seu perdão livremente. Ele foi atrás de todos aqueles que lhe deviam e exigiu que lhe pagassem. Quando lhe disseram que não podiam, ele não mostrou misericórdia e mandou-os para a prisão. Talvez fosse a sua intenção pagar ao seu mestre.

Quando alguém não é capaz de receber graça livremente, vai ser difícil para essa pessoa dar graça livremente. A humildade é vista na nossa capacidade de recebermos perdão e perdoarmos os outros. Jesus diz que aqueles a quem muito foi perdoado, muito amam (Lucas 7:47). Quando descobrimos o quão indignos somos, descobrimos o quão valorizados somos por Deus. Embora tenhamos todos os motivos para ser condenados e punidos, fomos recebidos como “filhos” e honrados ao sentarmo-nos com Ele nos lugares celestiais. O nosso passado foi limpo. Não há “lembranças” ou registos. A graça faz com que o nosso passado pecaminoso seja apagado, como se nunca tivesse acontecido. Que presente maravilhoso de receber. Vamos agora dar graças.

Escrituras Para Meditar
Efésios 2:8; Mateus 18: 23-35; Tiago 4:6; Salmos 84:11

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «The Gift Of Grace» in English.]

Similar Posts