stone veneer

O nosso Deus dos exércitos

Sabes que Deus odeia o pecado? Ele odeia a destruição da Sua criação, causada pelo egoísmo humano. Ele odeia a morte de inocentes, o abuso sobre os fracos, o desrespeito pelos idosos e pelos os pobres. Ele odeia a negligência e o abandono de crianças. Ele odeia as atitudes rebeldes e arrogantes daqueles que procuram poder e fama. Ele odeia a ganância, o amor ao dinheiro e os tormentos que isso provoca. Ele odeia o sofrimento dos doentes e a morte dos famintos. Ele odeia o divórcio, lutas e guerras de todo o tipo. Ele odeia todo o pecado e as suas consequências. Mesmo assim, Ele ama o pecador.

Deus não é indiferente ao mal e Ele, também, quer que nós não o sejamos. Nós não devemos parar de resistir ao mal, ou não devemos fingir que ele não existe. Devemos ser uma luz que brilha para repelir as trevas. Quando Davi foi enviado pelo seu pai para levar alimentos aos seus irmãos, que estavam no exército, ele ouviu as blasfémias proferidas por Golias e viu a intimidação que estava a ser exercida sobre o exército de Israel. A ira do Senhor veio sobre ele, e ele decidiu fazer alguma coisa em relação a esse sentimento. Ele confrontou Golias com estas palavras: “Tu vens a mim com espada, com lança e com escudo; mas eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, (YHWH-Tzevaot), o Deus dos exércitos de Israel” (I Samuel 17:45). Com uma funda e uma pedra, aquela língua maligna foi silenciada naquele dia.

O nome do Senhor, que Davi usou naquele dia no campo de batalha, aparece 260 vezes na Bíblia. Literalmente quer dizer que Deus é o comandante dos exércitos. Ele não precisa de um exército para ganhar as Suas batalhas, porque Ele opera através da Sua omnipotência, e através dela revela uma multidão, bem organizada, de seres celestiais que estão inseparavelmente ligados à Sua vontade. As hostes e anjos que Ele lidera são a demonstração da Sua majestade. Em Provérbios diz que “na  multidão do povo está a glória do rei” (14:28). Isaías viu esta glória no dia em que foi comissionado como profeta. (Isaías 6:1-6) YHWH-Tzevaot exerce o Seu poder contra todo o mal, seja diretamente ou através dos Seus anjos e do Seu povo, que estão alinhados com a Sua vontade.

Não há vitória sem luta. Nós não podemos apenas esperar que as coisas melhorem. Não há espaço para um acordo ou tréguas. O inimigo pretende roubar, matar e destruir e ele deve ser confrontado no nome do Senhor. Nós devemos odiar o pecado e amar o pecador. Lutar contra o mal e estender a mão àqueles que são apanhados nas suas armadilhas. Para que o inimigo ganhe, tudo o que temos que fazer é nada. Sê como Davi, levanta-te contra o inimigo e as suas obras no nome do Senhor dos Exércitos.

Escrituras para Meditar
Apocalipse 5:12; Hebreus 1:14; Salmo 27; I Samuel 17.31-54; Isaías 6:1-6

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Our Warrior God» in English.]

Similar Posts