people on beach

O Senhor é Fiel

[Read the devotional «The Lord is Faithful» in English.]

Numa época em que a verdade foi reduzida a opiniões e as alianças são facilmente quebradas, falar da fidelidade de Deus é uma anomalia. Moisés disse que Deus não é homem para que minta. O homem mente. Deus não pode mentir, porque Ele é a Verdade. É impossível que Ele minta, pois ao fazê-lo estaria a negar-Se a Si mesmo. A fidelidade é baseada na verdade. Alguém é fiel quando faz o que diz, quando é fiel à sua palavra. Quando há um casamento, o casal faz um juramento de fidelidade um ao outro. Eles dizem: «Até que a morte nos separe.» É um compromisso para serem fiéis para o resto das suas vidas. Se o casal não mantiver os seus votos, torna-se violador da aliança e mentiroso.

Basta uma mentira para uma pessoa ser mentirosa. Se a Palavra de Deus tivesse uma declaração falsa, então não seria fiável e confiável. O homem não decidiu que Deus é fiel, foi Deus quem revelou ao homem a Sua fidelidade. Quando Deus se apresentou diante de Moisés no Monte Sinai, Ele falou através da nuvem, dizendo: «O Senhor, o Senhor Deus, misericordioso e piedoso, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade […],» (Êxodo 34:6). Aqui o Senhor revela-se ao homem. A fidelidade é a natureza de Deus, e não apenas o seu comportamento. Podemos sempre confiar em quem Ele é e no que Ele diz.

Cada palavra que procede da boca de Deus realiza-se. Cada promessa e cada profecia serão cumpridas. O Espírito Santo vigia sobre a Palavra para a cumprir. Nós temos essa garantia. A perceção que o homem tem da verdade é na maioria das vezes com base nos seus pensamentos ou sentimentos. Quando ele se sente solitário e deprimido, ele assume que Deus não está presente. Mas Deus disse na Sua Palavra que Ele jamais te deixará, nem te desamparará, (Hebreus 13:5). Em quem vais acreditar, nos sentimentos que mentem ou em Deus que é a verdade? Mesmo quando estás nas profundezas do desespero ou passando pelo vale da sombra da morte, Ele está presente. Não importa o quão baixo tu desças, os Seus braços alcançam-te e seguram-te no Seu amor. Como é que eu sei? Porque Deus o disse, assim é, (Deuteronómio 33:27).

Sabias que, mesmo quando somos infiéis, Deus permanece fiel? É por isso que devemos confiar no Senhor e não no homem. Confiar no homem, traz deceção e, como diz Jeremias, maldição, (Jeremias 17:5-7). Confiar no Senhor traz bênção. Tu nunca te vais dececionar com Deus. Algumas pessoas procuram-me e, questionam a fidelidade de Deus. Elas perguntam: «Se Deus é bom, porque é que permitiu que o meu pai morresse tão jovem?» Ou: «Se a Bíblia é verdadeira, porque é que Deus não cura o meu filho?» Então, rapidamente elas duvidam da Sua fidelidade e bondade. Os pensamentos de Deus não são os nossos pensamentos e os Seus caminhos são mais altos do que os nossos caminhos. Ele nem sempre se explica, mas Ele revela-se sempre.

Os nossos sentimentos e pensamentos podem colocar-nos em mares tempestuosos. A nossa alma balança para cima e para baixo, para trás e para a frente. A Palavra de Deus é uma âncora para a nossa alma. É quando nós confiamos no que Ele disse que podemos encontrar paz nas tempestades da vida. A alma procura conforto, enquanto o Senhor age com um propósito. No livro de Provérbios, diz: «Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreva-os na tábua do seu coração. E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem,» (Provérbios 3:3-4). Porque Deus é fiel, podemos ser fiéis. Que a Sua Palavra seja o que sai da nossa boca. Que a Sua Palavra seja o que orienta todas as nossas decisões. Segura-te firmemente em cada promessa, em cada versículo. O Senhor é fiel.

Escrituras para meditar
Êxodo 34:6-8; Salmos 25:10; 26:3; 37:3; 57:10; 91:4; Provérbios 3:3; Deuteronómio 33:27; Números 23:19

Similar Posts