photo of bubbles underwater

O Senhor que sara

Três dias depois da grande derrota do exército do Egipto, na travessia do Mar Vermelho, os filhos de Israel queixavam- se por falta de água. Mas, três dias antes, estavam a cantar e a regozijar-se devido à derrota do maior exército da terra. Agora, caminhavam há 3 dias no deserto, e a única água que tinham estava amarga e imprópria para consumo. Israel, rapidamente, esqueceu os milagres que aconteceram para que fossem libertos da escravatura, por causa da necessidade atual de água. A água amarga refletia a condição da sua alma.

Moisés orou ao Senhor, e a solução foi lançar na água amarga um pedaço de madeira. De imediato a água amarga ficou doce. A doença no corpo e na alma é uma consequência do pecado. Tal como Paulo disse, a lei do pecado e da morte entrou nos nossos corpos mortais.(Romanos 7:23) A morte veio pela desobediência do homem a Deus. Adão e Eva comeram o fruto da árvore proibida, do conhecimento do bem e do mal. Foi da árvore, (madeira), que a maldição da doença e morte vieram ao Homem.

O pecado e a morte não são o fim da história da raça humana. Deus enviou o Seu Filho para morrer na cruz, (árvore), para Se tornar maldição e nos curar do pecado e da morte. A madeira que trouxe a maldição tornou-se, agora, o meio para sair dela. Desta forma Deus revelou-Se como YHWH-Rafá, o Deus que sara. Antes da lei ter sido dada, Moisés recebeu do Senhor esta verdade espiritual: “Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos Seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos Seus mandamentos, e guardares todos os Seus estatutos, sobre ti não enviarei nenhuma das enfermidades, que enviei sobre os egípcios, porque Eu sou o Senhor que te sara”. (Êxodo 15:26)

Embora, o Homem não tenha sido fiel em guardar todos os estatutos do Senhor, a natureza de Deus não mudou. Ele ainda é o nosso sarador. Mesmo sendo nós pecadores, Deus nos ama. Mesmo sendo infiéis, Ele permanece fiel. Tal como a salvação (libertação do pecado e da morte), é obra de Deus, também o é a cura. Não está dependente da nossa obra, mas sim, da obra de Deus. Isaías profetizou acerca do Messias que: “Ele foi esmagado pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas Suas pisaduras fomos sarados”, (Isaías 53:5). Repare no tempo verbal (pretérito perfeito) “fomos sarados”. Precisa de cura hoje? Conheça Deus como YHWH-Rafá. Receba do Senhor o que Ele providenciou através da cruz. Ele vai transformar a amargura na sua vida em doçura. Ele cura todas as doenças. Ele não te lançará fora, porque Ele é o teu sarador.

Escrituras para Meditar
Êxodo 15:22-26; I Pedro 2:22-25; Gálatas 3:13-14; I Timóteo 1:15; Salmo 103:3

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «The Lord Our Healer» in English.]

Similar Posts