people on beach

Olha para Cima

Ao longo dos anos há algo que eu tenho observado no meu trabalho com pessoas é o seguinte: o orgulho olha para baixo, o medo olha em volta e a fé olha para cima. A nossa linguagem corporal revela o que está no nosso interior. Se vamos mudar de direção, temos que mudar a nossa perspetiva.

O orgulho não é apenas uma atitude, é uma posição. É tomar uma posição altiva e fazer juízo sobre as pessoas. É como o fariseu que se levantou para rezar e olhou para o cobrador de impostos e disse: “Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano” (Lucas 18:10-14). Jesus disse que: “aquele que se exalta será humilhado,” (v. 14). Em Provérbios 16:18, diz, “a soberba precede a destruição e a altivez de espírito precede a queda.” Se tu olhares para baixo, vais cair. Tu podes sentir-te rejeitado pelos outros. Tu podes até sentir-te mal acerca de ti mesmo, mas quando começas a criticar e a julgar os outros, o teu problema interior é o orgulho.

O medo olha em volta para as circunstâncias e projeta-as para o futuro. O medo é consciente do que os outros estão a dizer e a pensar e permite que essas opiniões formem as suas convicções. O medo limita-se ao que é possível ao homem fazer. O medo não assume nenhum risco e apresenta uma falsa sensação de estar seguro. Jesus não escondeu as circunstâncias aos Seus discípulos. Ele foi muito “real” ao dizer tudo o que lhes iria acontecer. Ele falou sobre guerras e rumores de guerras, pestes, perseguições, ofensas e sobre o amor de muitos que esfriará. Mas em todas estas circunstâncias Ele disse: “Não temam.” Eles deviam olhar para cima, porque a redenção estava próxima. O medo olha para o que é visível mas a fé olha para o que é invisível.

Quando olhas para cima podes subir. Tu não podes subir e olhar para baixo ao mesmo tempo. Olha para onde queres ir, não para onde não queres ir. Jesus disse às pessoas da sua época: “Vós sois de baixo, Eu sou de cima” (João 8:23). Jesus é o autor e consumador da nossa fé. Olha para ele, levanta-te em fé. Para te levantares em fé tu deves parar de olhar para baixo e deves tirar os teus olhos das circunstâncias. Jesus é o autor e consumador da nossa fé. Todas as circunstâncias estão sob os Seus pés. Quando colocas a tua fé Nele, vais sentar-te nos lugares celestiais, e receber a Sua perspetiva e experimentar o Seu poder. Então, porquê olhar para baixo ou até mesmo à volta, quando podes olhar para cima?

Escrituras Para Meditar
Lucas 21:28; João 4:34-38; 8:23; II Coríntios 4:18; Hebreus 12:2

Similar Posts