Orar até alcançar

Quando eu era criança, lembro-me de ouvir os crentes mais velhos na igreja falar sobre orar “até alcançar”. Na época, eu não entendia o que isso significava, embora fosse parte de muitos dos testemunhos que ouvi. Para alguns, foi uma experiência diária e muitas vezes eles perguntavam uns aos outros: “Hoje, já oraste até alcançar”. Para outros, foi uma experiência de “trabalho de parto” e perseverança em oração. Seja qual for a motivação por trás dessa expressão o objetivo era: “orar até que algo aconteça.”

Hoje, nesta sociedade, “fast food”, com uma metodologia de “resultados imediatos”, poucos têm a paciência e perseverança para orar “até alcançar”. A maioria dos crentes ora apressadamente. Dois minutos aqui, mais 5 minutos ali, no carro, enquanto estão a correr para apanhar o autocarro… oram quando podem. Uma vida vivida na “via rápida” tem dificuldades para perseverar. A maioria quer aprender fórmulas para que as suas orações sejam respondidas rapidamente e, como eles desejam. Mesmo que esta seja a realidade de muitos, não é a vontade de Deus.

Orar “até alcançar” é tocar o céu. É deixar as distrações e ocupações da vida para descobrir o “esconderijo” de Deus. É deixar de falar para passar a ouvir. É perseverar em oração até que a resposta venha. Elias sabia que quando chegasse o momento de Deus enviar chuva, ele precisava de orar até que isso acontecesse. Ele subiu ao Monte Carmelo e orou. Ele orou sete vezes até que viu no céu uma pequena nuvem a formar-se no horizonte. Elias orou “seja feita a Tua vontade”, até que ela fosse feita. Ao ensinar sobre a fé, Jesus conta a história de um juíz que não era temente a Deus, nem respeitava o homem, a quem uma viúva implorou por justiça contra o seu adversário. Ele não tinha a intenção de ajudar a mulher, mas porque ela persistiu dia após dia, o juíz concedeu e deu-lhe o que ela desejava. Jesus aplicou essa parábola para aqueles que querem ser persistentes em oração diante do Pai. Ele disse: “não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a Ele de dia e de noite?” (Lc 18.7). A fé, para Jesus, é a fidelidade. É continuar. É não largar até que seja seu. Esta passagem termina com uma pergunta: 

“Quando o Filho do Homem vier, encontrará fé na terra?” A oração da fé é “até alcançar.”

Há muitos exemplos nas Escrituras de orações persistentes. Daniel jejuou e orou durante três semanas, até que um anjo veio com a resposta. Ana orou durante grande parte da sua vida, no templo, pela vinda do Messias, até que viu o menino Jesus. Paulo, disse que ele estava mais uma vez em dores de parto, (oração fervorosa), até que Cristo fosse formado nas igrejas da Galácia. Judas, exorta a Igreja a batalhar pela fé, e Tiago diz que quem vacila não receberá respostas às suas orações. 

Às vezes pergunto-me se paramos de orar cedo demais?

Será que Deus não quer ver se estamos realmente empenhados? Estamos desesperados para que a Sua vontade seja feita? Será que temos fome e sede de justiça e do Reino de Deus na terra? O céu está pronto. As promessas de Deus são indiscutíveis. O mundo espera que os crentes de hoje, como no passado, orem com todo o seu coração até que os anjos sejam enviados, até que o mal seja derrotado e a vontade de Deus seja estabelecida. Deus está à procura de um homem ou de uma mulher através de quem possa operar. Deixa que sejas tu.

Escrituras para meditar
Tiago 1:5-8; 5:16; I Reis 18:43-45; Lucas 18:2-8; Gálatas 4:19; Apocalipse 5:8

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Praying Through» in English.]

Similar Posts