Orar no Espírito

[Read the devotional «Praying in the Spirit» in English.]

Em Efésios 6:18, Paulo exorta a igreja a orar «em todo o tempo no Espírito, com toda oração e súplica.» Se estás a interceder por alguém, se estás a pedir alguma coisa, se estás a louvar e a dar ações de graças, ou se estás a ter comunhão com Deus, faz tudo isto «no Espírito». A expressão «orar em», tem vários significados. Pode significar, «por meio de», «com a ajuda de», «na esfera de» e «em conexão com». Orar no Espírito refere-se mais à forma como se ora, do que ao que se ora. Todos estes significados podem ser vistos nas Escrituras.

Paulo aborda a forma de orar «por meio de», quando instruiu a igreja de Corinto acerca de falar em línguas. No dia de Pentecostes, o Espírito Santo foi enviado para batizar os crentes que se haviam reunido no Cenáculo. Todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, «conforme o Espírito lhes concedia que falassem», (Atos 2:4). Paulo explica que podemos orar em espírito e também orar com o nosso entendimento, (I Coríntios 14:14). O S. Patrício, da Irlanda, no século V escreveu no seu livro, Confissão, sobre um sonho no qual ele orava em uma língua estranha, no final desta oração ele ouviu uma voz que dizia: «Ele, o que deu a Sua vida por ti, é o mesmo que fala dentro de ti.» Ele estava a orar por meio do Espírito Santo.

Aos romanos, Paulo explica que orar no Espírito é orar com a ajuda do Espírito de Deus. Muitas vezes não sabemos como devemos orar. A vontade de Deus parece obscura e os nossos pensamentos e desejos são confusos. Ao orarmos no Espírito, Ele ajuda-nos, nas nossas fraquezas, a orar segundo a vontade de Deus. Não podemos exigir o que Deus nunca prometeu. Ao orarmos com a ajuda do Espírito temos a garantia de que as nossas orações serão ouvidas e atendidas. O Espírito de Deus conhece a mente de Deus e ora através de nós a Sua vontade.

O terceiro significado de «orar em» Espírito é o de orar na esfera de, ou na área em que o Espírito se move e dirige. É orar quando Ele diz e como Ele nos dirige. Isto requer sensibilidade à Sua voz, para orarmos segundo as palavras que Ele revela. Orar na esfera do Espírito é uma oração profética. É declarar em oração o que Deus está a dizer. A língua de Ezequiel ficou presa ao céu-da-boca, até que o Espírito deu-lhe as palavras para falar, então Deus abriu a sua boca e ele falou os oráculos de Deus, (Ezequiel 3:26-27). João estava «no Espírito», quando ele recebeu a revelação do fim dos tempos, (Apocalipse 1:10).

O último significado é estar «em conexão com.» Isto é dependência absoluta. O ramo não tem vida para além da videira. O ramo deve estar conectado para dar fruto. Jesus disse que as palavras que Ele falou eram as palavras que o Seu Pai Lhe tinha dado. O que Ele fez foi o que viu o Pai fazer. Jesus estava conectado. Ele estava no Espírito. Estar conectado com o Espírito de Deus significa ser um canal do Seu poder e da Sua graça para os outros. Quando o Senhor fala através de nós, a Sua vontade é realizado, pessoas são ajudadas e nós somos abençoados. Judas disse para edificarmos a nossa fé orando no Espírito, (Judas 20).

Orar no Espírito, em uma língua desconhecida ou não, é a única maneira de orar de forma eficaz. Vem com a garantia de que a Sua vontade será feita e o Seu Reino virá à terra assim como no céu.

Escrituras para meditar:
Romanos 8:26-27; I Coríntios 14:14-15; Efésios 6:18; Judas 20

Publicado por

Pr. James Reimer

Pr. James Reimer

James Reimer nasceu em Fairbanks, Alaska, EUA. Apesar de ter sido criado num lar cristão, ele envolveu-se no tumulto da década de 60 e entrou na subcultura das drogas. Na véspera de 1971, em Starnberg, Alemanha, a sua vida mudou radicalmente ao ter um encontro com Jesus Cristo. Leia a biografia completa