Os filhos de Issacar

Após a morte do rei Saul, Is-Bosete, seu filho, foi eleito rei de Israel, de todas as tribos menos uma. Judá, no entanto, reconheceu David como seu rei e ele estabeleceu a sua residência em Hebron. Mesmo antes da morte do rei Saul, David tinha sido ungido rei pelo profeta Samuel. David recebeu uma palavra profética sobre o seu destino como rei de todo o Israel. Ele foi um adorador ungido e o Espírito Santo operou através dele, mas ele não teve o apoio do governo. Durante sete anos, David reinou em Hebron, enquanto Is-Bosete governou em Jerusalém. Após a morte de Is-Bosete, todos em Israel, segundo as suas tribos, pessoa por pessoa, tiveram de decidir se seguiam a casa de David ou a casa de Saul. Estou certo de que este não foi um momento fácil para a nação. Muitos tiveram de deixar a sua antiga lealdade e aceitar David como seu rei.

Em 1 Crónicas capítulo 11, David entra em Jerusalém e as tribos reúnem-se para recebê-lo como seu rei. Os líderes de cada tribo, juntamente com os seus valentes, apresentaram-se, um a um, a David . Eles disseram estas palavras: “Nós somos teus, ó David, e contigo estamos, ó filho de Jessé! Paz, paz contigo, e paz com quem te ajuda, pois que teu Deus te ajuda” (12:18). Enquanto se apresentavam perante o rei, uma tribo destacou-se, foi a tribo de Issacar. No capítulo 12 versículo 32 diz: “E dos filhos de Issacar, duzentos de seus chefes, destros na ciência dos tempos, para saberem o que Israel devia fazer, e todos os seus irmãos seguiam suas ordens”. 

Esta tribo, sem grande importância, tem muito para nos ensinar hoje. Em primeiro lugar, eles entenderam os tempos. Eles tinham uma visão profética sobre o que Deus estava a fazer e estavam prontos para fazer as mudanças necessárias para fluir com os propósitos de Deus. No tempo dos juízes, foi Issacar que se aliou a Débora para lutar contra os cananeus. Estou certo de que foi difícil submeter-se à liderança de uma mulher, especialmente na cultura daqueles dias, no entanto, foi a tribo de Issacar que reconheceu o que Deus estava a fazer através desta mulher poderosa de Deus. O Senhor precisa de pessoas hoje que olhem para além da sua razão, cultura e passado para ver a intenção e propósito de Deus.

Os filhos de Issacar foram também reconhecidos como pessoas que sabiam o que deviam fazer. Eles não conheciam apenas a verdade, mas tiveram a sabedoria de saber como aplicar a verdade para o benefício de toda a nação. Esta característica foi necessária no estabelecimento do reino de David . Estes homens permaneceram com David para o ajudar na consolidação de uma nação ferida e dividida. Eles reconheceram a escolha de Deus e acrescentaram os seus dons e chamada para ajudar na integração das tribos sob a autoridade de David .

Outra qualidade notável dos filhos de Issacar foi o fato de estarem unidos debaixo da autoridade dos seus chefes. A Bíblia diz que todos os filhos de Issacar estavam sob o seu comando (1 Crónicas 12:32). Estar alinhados sob a autoridade traz união sustentada. É fácil de conduzir um povo quando todos estão a ouvir uma só voz. Com uma visão profética e sabedoria prática, esta tribo foi capaz de andar junta como uma só e servir o rei, sem dissensão.

Estes filhos de Issacar têm um lugar especial na história de Israel, e são um exemplo para todos nós ao longo da história. É necessário entender os tempos, saber o que fazer e estar em unidade sob a autoridade ordenada por Deus.

Escrituras Para Meditar
I Crónicas 12:32; Daniel 2:21-23; Juízes 5:15; I Coríntios 2:8-12; Lucas 7:1-10

[Read the devotional «The Sons Of Issachar» in English.]

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

Similar Posts