Ovelhas e Pastores

[Read the devotional «Sheep And Shepherds» in English.]

Quando o profeta Isaías descreve a natureza do pecado na humanidade, ele usou a metáfora das ovelhas. “Todos nós andávamos desgarrados, como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho,” (Isaías 53:6). O Médio Oriente, nos tempos bíblicos, compreendia melhor, a natureza das ovelhas do que nós nestes tempos modernos, inseridos numa sociedade urbana. Por isso, deixem-me compartilhar convosco, citadinos, alguns factos sobre ovelhas.

Em primeiro lugar, elas não são muito inteligentes. Elas seguem as multidões. Entram em pânico facilmente e são vulneráveis à doenças, pestes e são facilmente mortas pelos seus inimigos. A sua única defesa é correr e se caírem e ficarem de costas, não se conseguem levantar sozinhas. As ovelhas dependem de um pastor. Não conseguem discernir, por si, se a água que bebem é fresco ou poluída. Não gostam de ser tosquiadas (limpas), e se ficam sozinhas ficam desorientadas e procuram os lugares mais fáceis para descansar.

É bastante embaraçoso ser comparado com uma ovelha, mas, estou certo, que conseguem perceber porque o Senhor usa esta metáfora. Nós temos uma “natureza de ovelha”, mas Deus é o nosso Pastor. Davi, que era um pastor, escreveu um das mais amadas e conhecidas passagens da Bíblia, na qual ele apresenta-nos YHWH-Rohi, o Senhor meu pastor, (Salmo 23). Baseado no seu relacionamento com Deus e na sua experiência como pastor, Davi descreve como é um bom pastor. Ele disse que com o Senhor, tu estarás totalmente seguro. Todas as tuas necessidades serão supridas e não tens que te preocupar com nada.

Quando inimigo te tentar atacar, o Senhor vai-te defender. Quando te desvias, o Senhor traz-nos de volta com o Seu cajado e nos corrige com a Sua vara. Yahweh-Rohi traz refrigério e restauração às preocupações da nossa alma. Quando pensamos desistir, Ele carrega-nos sobre os Seus ombros. O Seu caminho, pode não ser fácil mas, conduz-nos a verdes pastos. Davi pode enfrentar o gigante Golias com apenas uma funda e uma pedra, porque ele sabia que tal como tinha morto o leão e o urso que intentaram contra o seu rebanho, o Senhor, como seu pastor, o iria ajudar a matar o inimigo de Israel, (I Samuel 17:34-35).

Davi sabia que haviam outros pastores, alguns não muito bons, mas ele tornou claro que o Senhor é o nosso pastor. Jesus disse de Si mesmo: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a Sua vida pelas suas ovelhas,” (João 10:11), e, “Eu sou o bom pastor, conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem,” (João 10:14).

Ao recebermos Jesus na nossa vida como Senhor e Salvador, nós conhecemos Deus como nosso YHWH-Rohi.

Escrituras Para Meditar
Salmo 23; 80:1; Isaías 53:4-6; Mateus 9:36; João 10:11-14

Publicado por

Pr. James Reimer

Pr. James Reimer

James Reimer nasceu em Fairbanks, Alaska, EUA. Apesar de ter sido criado num lar cristão, ele envolveu-se no tumulto da década de 60 e entrou na subcultura das drogas. Na véspera de 1971, em Starnberg, Alemanha, a sua vida mudou radicalmente ao ter um encontro com Jesus Cristo. Leia a biografia completa