white sheep on farm

Ovelhas e pastores

Quando o profeta Isaías descreve a natureza do pecado na humanidade, ele usou a metáfora das ovelhas. “Todos nós andávamos desgarrados, como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho.” (Isaías 53:6)

O Médio Oriente, nos tempos bíblicos, compreendia melhor a natureza das ovelhas, do que nós nestes tempos modernos, inseridos numa sociedade urbana. Por isso, deixem- me compartilhar convosco, citadinos, alguns factos sobre ovelhas. Em primeiro lugar, elas não são muito inteligentes. Elas seguem as multidões. Entram em pânico facilmente, são vulneráveis a doenças, pestes e são facilmente mortas pelos seus inimigos. A sua única defesa é correr e se caírem e ficarem de costas, não se conseguem levantar sozinhas. As ovelhas dependem de um pastor. Não conseguem discernir, por si, se a água que bebem é fresca ou poluída. Não gostam de ser tosquiadas (limpas), e se ficam sozinhas ficam desorientadas e procuram os lugares mais fáceis para descansar.

É bastante embaraçoso ser comparado com uma ovelha, mas, estou certo, que conseguem perceber porque o Senhor usa esta metáfora. Nós temos uma “natureza de ovelha”, mas Deus é o nosso Pastor. Davi, que era um pastor, escreveu uma das mais amadas e conhecidas passagens da Bíblia, na qual ele apresenta-nos YHWH-Rohi, o Senhor é meu pastor. (Salmo 23:1) Baseado no seu relacionamento com Deus e na sua experiência como pastor, Davi descreve como é um bom pastor. Ele disse que com o Senhor, tu estarás totalmente seguro. Todas as tuas necessidades serão supridas e não tens que te preocupar com nada. Quando o inimigo te tentar atacar, o Senhor vai defender-te. Quando te desvias, o Senhor traz-te de volta com o Seu cajado e corrige-te com a Sua vara.

YHWH-Rohi traz refrigério e restauração às preocupações da nossa alma. Quando pensamos desistir, Ele carrega-nos sobre os Seus ombros. O Seu caminho, pode não ser fácil mas, conduz-nos a verdes pastos. Davi pôde enfrentar o gigante Golias com apenas uma funda e uma pedra, porque ele sabia que tal como tinha morto o leão e o urso, que intentaram contra o seu rebanho, o Senhor, como seu pastor, o iria ajudar a matar o inimigo de Israel. (I Samuel 17:34-35) Davi sabia que haviam outros pastores, alguns não muito bons, mas ele tornou claro que o Senhor é o nosso Pastor.

Jesus disse de Si mesmo: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a Sua vida pelas ovelhas”, (João 10:11), e, “Eu sou o bom pastor, conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem”, João 10:14). Ao recebermos Jesus na nossa vida como Senhor e Salvador, nós conhecemos Deus como nosso YHWH-Rohi.

Escrituras Para Meditar
Salmo 23; 80:1; Isaías 53:4-6; Mateus 9:36; João 10:11-14

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Sheep And Shepherds» in English.]

Similar Posts