Pedras vivas

Os escritores do Novo Testamento usaram diferentes ilustrações e linguagem figurativa para descrever a Igreja de Jesus Cristo. Referem-se à Igreja como: Novo Homem, Noiva, Soldado, Templo, Casa e Corpo. Em cada imagem vemos como muitos membros se tornam um, para o cumprimento de um só propósito.

A igreja não é um edifício, uma organização ou até mesmo uma reunião. É um povo que foi reunido para expressar a pessoa de Jesus ao mundo. Pedro refere-se aos crentes como: Pedras Vivas que trabalham em conjunto para formar uma Casa Espiritual. Para muitos a igreja é vista mais como um monte de pedras. O objetivo principal é ter muitas pessoas reunidas num sítio, muitos programas são elaborados para atrair multidões e o sucesso é avaliado pela capacidade de reunir mais pessoas e conseguir ter as reuniões mais dinâmicas. Nesta imagem da igreja, os olhares estão sobre os melhores. Mesmo que isso signifique que se tenha de passar por cima de pessoas, o objetivo é chegar ao topo. É semelhante a uma experiência que tive em criança, no Alasca. Eu e os meus amigos costumávamos brincar ao “rei da montanha”, nos montes de neve deixados pelos limpadores de neve. O objetivo era alcançar o topo dos montes de neve e isso implicava empurrar aqueles que iam à frente.

Esta não é a imagem que temos em I Pedro. Uma casa não é um monte de pedras mas sim pedras que se foram juntando à construção. Há um tempo atrás eu fiz umas obras na minha casa, e fiquei surpreso do quão cuidadosos foram os construtores para reforçar os fundamentos. Antes de começar a construir as paredes, tem que haver bons fundamentos. Os alicerces que construímos são sobre a cruz de Cristo. A obra da cruz lida com o ziguezague nas nossas vidas, que é o efeito de sermos pedras vivas. Nós não podemos ser mais pedras rolantes que vagueiam, temos que encontrar o nosso lugar ao lado de alguém, sobre outros e abaixo de outros para sermos edificados como habitação de Deus, o Seu Santo Templo. Isto fala de submissão à autoridade, fidelidade aos amigos e responsabilidade em discipular. O nosso progresso em terminar a obra não depende de conseguirmos chegar ao “topo”, mas no ato de suportarmos o peso (ministrar) de outros.

Escrituras para meditar
I Pedro 2:4-10; Efésios 4:11-16; 2:21; Apocalipse 21:22-27; Hebreus 3:1-6

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Living Stones» in English.]

Similar Posts