people on beach

Preparando o Caminho do Senhor

[Read the devotional «Preparing the Way of the Lord» in English.]

Quando um rei chega é precedido por um arauto. As trombetas soam, as pessoas reúnem-se e o caminho é preparado para que o rei seja recebido com honra. No momento do nascimento de Jesus os anjos anunciaram a sua vinda, foram-lhe oferecidos presentes caros e as pessoas, tanto da classe alta como da classe baixa, vieram para testemunhar a Sua chegada. Antes de Jesus começar o Seu ministério Ele foi, mais uma vez, anunciado pelo profeta João Batista. As suas palavras soaram como o toque de uma trombeta: «Arrependei-vos, pois o Reino de Deus está próximo,» (Lucas 3:4-6). Por outras palavras, o Rei está a chegar. Juntem-se, limpem-se, estejam prontos para recebê-Lo no vosso coração.

Lucas cita Isaías ao descrever a proclamação da vinda do Senhor, feita por João Batista. A voz gritou no deserto: «Preparai o caminho do Senhor,» (Isaías 40:3). Foi no deserto que a preparação começou. Paulo, preparou-se para o seu ministério no deserto, assim como Moisés, David e até mesmo Jesus. Jesus está prestes a encontrar-nos e precisamos de preparar o caminho para Ele. NÃO ESPERES até que haja uma hora mais conveniente. Mesmo que estejas a passar por um tempo no deserto, prepara-te para a vinda do Senhor. Isaías deu-nos cinco diretrizes acerca desta preparação.

Primeiro, temos que preparar um caminho reto para o Senhor. Um caminho sem curvas, sem distrações, apenas um caminho reto. Mantém o foco em Jesus. Quando a tua mente está determinada e os teus olhos fixos no Senhor, então, tu estás em boa posição para recebê-Lo. Ele é o objetivo do teu coração e o teu desejo. Ele suprirá todas as tuas necessidades. Traça um caminho reto para Jesus.

De seguida, temos de baixar cada montanha. Cada olhar altivo, atitude orgulhosa e autossuficiência teimosa têm que “baixar”. É um tempo para te humilhares diante do Senhor. Deus deseja um coração humilde e contrito. Ele resiste aos soberbos e dá graça aos humildes. A autoestrada do Senhor passa pelo coração. Faz baixar a montanha do orgulho e o caminho para o Senhor tornar-se-á fácil.

Todo vale é levantado. As dúvidas e o desespero são removidos. A perspetiva negativa que mantém o teu olhar em baixo deve ser rejeitada. Jesus, por causa da esperança que lhe estava proposta, suportou a cruz. No mais profundo dos vales, o Senhor vai-te levantar, por isso, não te deixes envolver pela autopiedade. Levanta-te com louvor e ação de graças. O Senhor está a caminho.

Para preparar o caminho do Senhor devemos endireitar os caminhos torcidos, isto é, rejeitar todo o pensamento duplo. Que o teu desejo seja um só. O Senhor deve ser o primeiro na tua vida. Ele é o teu primeiro amor. Carnalidade é quando estamos divididos dentro de nós mesmos. É quando vamos atrás de outros desejos que não são o Senhor. Isto cria um caminho torto. Na preparação retorna ao teu primeiro amor.

A última indicação, nesta lista de preparação, é o nivelamento dos lugares ásperos. Aqui temos de remover as pedras de tropeço do pecado. Retira do teu coração os espinhos da rebelião. Confessa o teu pecado e vais ser purificado pelo Sangue de Jesus. Quando tu fazes isto os argumentos que o inimigo tem contra ti são derrotados. O caminho vai estar preparado. O resultado é a revelação da glória do Senhor e a salvação para todos os que creem. É hora de atender ao clamor dos profetas. Prepara o caminho do Senhor.

Escrituras para meditar
Lucas 3:4-6; Isaías 40:3-8; 66:2; Tiago 4:6; I João 1:9; Apocalipse 3:20

Similar Posts