Quando Deus se move no teu Coração

[Read the devotional «When God Moves On Your Heart» in English.]

Há alguns anos, eu estava em uma conferência em Tulsa, Oklahoma, EUA. No programa estavam alguns ministros conhecidos e eu estava muito entusiasmado para receber deles. Mas o que aconteceu nesta conferência foi tudo menos normal. Em vez do ministério dos pregadores famosos, tivemos um mover do Espírito Santo. Tudo começou no momento da oferta. Quando o pastor estava a falar sobre a importância de dar, foi-lhe entregue uma mensagem que mencionava a necessidade de um pastor de Washington, DC. Ele estava a mudar-se para um novo prédio e eles não tinham cadeiras. Quando o pastor leu esta necessidade, imediatamente outro pastor levantou-se e disse que tinha trezentas cadeiras e que estava disposto a dá-las. Entregaram outra mensagem ao pastor responsável e esta mencionava a necessidade de uma carrinha para apoiar uma missão aos índios Navajo. De imediato, tal como já tinha acontecido, um pastor levantou-se para dizer que ele tinha uma carrinha que estava disposto a dar para suprir esta necessidade. Isso continuou durante duas horas até que não houve mais necessidades. Na noite seguinte, sem ser planeado, a mesma coisa aconteceu. O Espírito Santo interrompeu esta conferência de uma forma tão doce, Ele moveu-se nos corações de todos os presentes. Ninguém saiu daquela conferência da mesma forma. Todas as necessidades foram supridas.

Gosto de ler biografias de homens e mulheres, que foram movidos por Deus para fazer coisas surpreendentes. Um exemplo é o do Conde Zinzendorf, um nobre saxão, que viveu em 1700. Ele usou as suas terras e riquezas para estabelecer comunidades cristãs em todo o mundo e elas permaneceram continuamente em oração (24/7) durante mais de 100 anos. Também Mary Slessor, que ainda muito jovem, deixou a sua casa, na Escócia, para seguir os passos de David Livingstone. Ela deu a sua vida para servir os propósitos de Deus na Nigéria. Embora ela fosse frágil e sofresse de muitas doenças, ela pregou o Evangelho a muitas tribos, estabeleceu escolas, negociou paz entre facções em guerra e salvou bebês (gêmeos) da morte certa. Eu podia continuar a contar as histórias daqueles que foram movidos por Deus para dar as suas terras e riquezas, deixar as suas famílias e sacrificar as suas vidas por um chamado superior; tudo porque os seus corações foram movidos para fazê-lo. Como dizem as Escrituras: “dos quais o mundo não era digno”, (Hebreus 11:38).

Deus pode fazer tanto através de pessoas que estão dispostas a entregar-se a Ele e à Sua vontade. Moisés construiu o santuário com as contribuições daqueles cujos corações foram movidos para dar, (Êxodo 25:2). Paulo exortou a igreja de Corinto para dar livremente; não com tristeza, ou por necessidade, (II Coríntios 9:6-8). Os macedônios foram usados como um exemplo, pois mesmo sendo pobres, eles insistiram em dar além das suas posses para ajudar os cristãos necessitados em Jerusalém. Quando o coração é movido pelo Espírito Santo, há alegria. Não se pensa sobre as necessidades ou desejos. É tudo acerca dos outros. A motivação para tal sacrifício e serviço foi terem-se dado primeiramente ao Senhor e depois aos outros, (II Coríntios 8:5).

Paulo explicou esta sensação como sendo o amor de Deus que o constrangia. Ele foi espancado, preso, náufrago e perseguido, mas ele continuou. O amor estava no controle da sua vida. A sua vida estava escondida em Cristo e, portanto, ele alegremente deu tudo. Quando foi a última vez que o Senhor moveu-Se no teu coração? Não estou a falar de uma experiência espiritual que te deixa com “pele de galinha”. Eu estou a falar sobre sermos tocados por Deus ao ponto de darmos além das nossas capacidades, sairmos da nossa zona de conforto, ministrar a alguém em necessidade ou largar os nossos desejos e planos para abraçar os do Senhor. Estás disposto a deixar o Senhor tocar-te desta maneira?

Escrituras Para Meditar
Salmo 110:3; Êxodo 25:1-2; I Coríntios 13; II Coríntios 5:14; 9:6-8; Atos 20:35; Mateus 10:8

Publicado por

Pr. James Reimer

Pr. James Reimer

James Reimer nasceu em Fairbanks, Alaska, EUA. Apesar de ter sido criado num lar cristão, ele envolveu-se no tumulto da década de 60 e entrou na subcultura das drogas. Na véspera de 1971, em Starnberg, Alemanha, a sua vida mudou radicalmente ao ter um encontro com Jesus Cristo. Leia a biografia completa