Reavivado

Tendo chegado aos 60 anos, muitas pessoas têm- me perguntado o que penso fazer na minha reforma. Honestamente, eu nunca pensei chegar a este ponto da minha vida, mas aqui estou eu. O que é a reforma? É largar funções, abrandar, desaparecer, fazer o que sempre quis fazer mas não podia, andar sem responsabilidades, não fazer nada, o que é? A reforma, geralmente surge depois de uma rotina de 40 anos a levantar-se cedo, ir ao trabalho, chegar a casa cansado, e preencher os fins-de-semana com atividades que não consegues encaixar nas horas que restam durante a semana. Tanto para fazer e tão pouco tempo para o fazer. Até mesmo os jovens, por vezes, desfalecem e anseiam por dias de menor exigência.

Na reforma tudo muda. Não há necessidade de despertadores, não há horários para seguir, não há expectativas ou exigências dos superiores, e ainda há tempo para repousar e descansar. Parece ser, para a maioria, o pote de ouro no fim do arco-íris. É tão desejado que alguns tentam obter a reforma mais cedo, mesmo que isso implique receberem menos pensão no final de cada mês. A minha observação é que muitos, ao alcançarem este objetivo de vida, envelhecem rapidamente. É como se perdessem a direção, a motivação e propósito. É como se tudo se apagasse. Concentram as suas conversas nos bons velhos tempos, no tempo, na comida e nas muitas queixas e dores que têm. Se isto, é o que devo esperar então não quero.

Eu acredito, que a visão de Deus é diferente. Em Joel, capítulo 2, versículo 28, nós lemos que os velhos terão sonhos. Um sonho não é olhar para trás, mas olhar para frente. Quando Martin Luther King fez o seu famoso discurso “Eu tenho um sonho”, era a sua visão para o futuro, não os seus remorsos do passado. Caleb tinha 85 anos quando disse a Josué: “Dá-me esta montanha”. Ele não tinha mentalidade para se reformar, mas sim para conquistar sonhos. Moisés tinha 80 anos quando Deus o enviou para libertar o povo de Israel da escravatura do Egipto. Moisés, podia ter pensado que estava reformado, mas num arbusto ardente ele foi reavivado.

A velhice, decerto, apresenta algumas novas oportunidades. Para terminar bem a carreira da vida, tem que se minimizar os remorsos, esperar no Senhor pela renovação das forças e usar o passado como um trampolim e não como uma rede. É dito que a vida é como uma moeda. Podes gastá-la como quiseres, mas só a podes gastar uma vez. A vida não terminou até ter terminado. Se tens pensado que os teus sonhos desapareceram e a exaustão está a roubar o teu entusiasmo, volta ao fogo. A vontade de Deus é de reavivamento e não de reforma. Ele deseja renovar a tua juventude.

Tendo Deus como a tua força, tu podes tomar a tua montanha. Se estás no fim das tuas forças, é tempo para Deus assumir o controlo. Lança os teus fardos sobre o Senhor e subirás como as águias, porque o Seu jugo é suave e o Seu fardo é leve.

Escrituras Para Meditar
Provérbios 11:25; Isaías 40:31; Joel 2:28; Josué 14:10-12; Filipenses 3:13

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Into Refirement» in English.]

Similar Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.