Relacionamentos Bem-sucedidos

Ao longo dos anos, no meu ministério, tenho celebrado vários casamentos. Cada um, baseia-se na promessa de uma longa vida de felicidade e amor. No dia do casamento, ninguém pensa em separação ou divórcio. Há somente esta maravilhosa expectativa de passar o resto da vida com o seu amor e melhor amigo. Contudo, com o passar do tempo, e por causa dos ajustes ou adaptações pelas quais têm que passar, esta esperança é muitas vezes testada e, por vezes, falha!

Ao dar aconselhamento a casais, tenho descoberto que, aqueles que são bem sucedidos na sua aliança, no casamento, têm em comum o colocar Deus em primeiro lugar nas suas vidas. O homem foi criado à imagem de Deus, e Deus é Espírito. O homem, como ser espiritual, pode apenas experimentar verdadeira unidade no seu relacionamento, se esta for no Espírito. Eu tenho encontrado este princípio na Bíblia, vez após vez; «Buscai primeiro o Reino de Deus…» Mesmo na oração e adoração encontramos este princípio: «Orarei em espírito e com entendimento, cantarei no espírito e com entendimento…»

Temos que, primeiramente, conhecermos-nos segundo o espírito e não segundo a carne. Mesmo antes de alguém casar, esta directriz deve ser observada. Primeiro, conhece a outra pessoa segundo o espírito, orando juntos, estudando a Palavra de Deus e tendo comunhão com outros. Depois, surgem as áreas da alma: mente, emoções e vontade. Descubram os pensamentos, desejos, o que gostam ou não gostam um no outro. Quando a Aliança é estabelecida, pode então ser selada com o acto íntimo de se tornarem um. Se esta ordem é invertida, surgirão dificuldades em desenvolver relacionamentos saudáveis e duradouros. Mantenham a vossa unidade permanecendo no Espírito.

Escrituras para meditar: I Tessalonicenses 5.23; II Coríntios 5.16-17; I Coríntios 14.15: Filipenses 3.3; Romanos 8.4-5, 26-27.

Fotografia: Kostya Kisleyko

Publicado por

Pr. James Reimer

Pr. James Reimer

James Reimer nasceu em Fairbanks, Alaska, EUA. Apesar de ter sido criado num lar cristão, ele envolveu-se no tumulto da década de 60 e entrou na subcultura das drogas. Na véspera de 1971, em Starnberg, Alemanha, a sua vida mudou radicalmente ao ter um encontro com Jesus Cristo. Leia a biografia completa