Relacionamentos bem-sucedidos

Tenho celebrado vários casamentos no meu ministério ao longo dos anos. Cada um baseia-se na promessa de uma longa vida de felicidade e amor. No dia do casamento ninguém pensa em separação ou divórcio. Há somente esta maravilhosa expectativa de passar o resto da vida com o amor da sua vida e melhor amigo. Contudo, com o avanço dos anos, dos ajustes ou adaptações pelas quais têm que passar, muitas vezes esta esperança é testada e por vezes não se mantém, falha!

No aconselhamento a casais, tenho descoberto ao longo dos anos que aqueles que são bem-sucedidos na sua aliança no casamento têm isto em comum: colocam Deus em primeiro lugar nas suas vidas. O homem foi criado à imagem de Deus e Deus é espírito. O Homem como ser espiritual pode apenas experimentar verdadeira unidade no seu relacionamento ao ser “no Espírito”. Eu tenho encontrado este princípio na Bíblia vez após vez: “Buscai primeiro o Reino de Deus…”. Mesmo na oração e adoração encontramos este princípio: “Orarei em espírito e com entendimento, cantarei no espírito e com entendimento…” (I Coríntios 14:15). O espirito vem antes do entendimento.

Nós temos que, primeiramente, nos conhecermos segundo o espírito e não segundo a carne. Este padrão deve ser observado mesmo antes de alguém casar. Primeiro conhece a outra pessoa segundo o espírito, orando juntos, estudando a Palavra de Deus e tendo comunhão com outros. Depois, surgem as áreas da alma: mente, emoções e vontade. Descubrem os pensamentos, desejos, o que gostam ou não gostam um no outro. Quando a aliança é estabelecida, pode então ser selada com o acto íntimo de se tornarem um. Se esta ordem for invertida, surgirão dificuldades em desenvolver relacionamentos saudáveis e duradoiros. 

Paulo exorta-nos a manter a unidade do espírito pelo vínculo da paz, (Efésios 4:3). A unidade só é alcançada ao vivermos na vontade do Espírito de Deus. À medida que o Senhor é colocado acima dos nossos relacionamentos e é o nosso foco, mais próximos ficamos do Senhor, e mais próximos dos outros nos tornamos. A unidade não é alcançada através de compromissos ou acordos. É-nos dada por Deus. Ele colocou o Seu Espírito em nós, que é o elo que temos uns com os outros. Podemos manter e viver esta unidade ao “estarmos no Espírito”. É no espírito que experimentamos relacionamentos bem-sucedidos.

Escrituras para meditar
1 Tessalonicenses 5.23; 2 Coríntios 5.16-17; 1 Coríntios 14.15: Filipenses 3.3; Romanos 8.4-5, 26-27, Efésios 4.3

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Successful Relationship» in English.]

Similar Posts