Rios de Água Viva

Um dos relatos mais compassivos e mais profundos do ministério de Jesus foi quando ele encontrou a mulher samaritana no poço. Culturalmente falando, Jesus tinha todas as razões para evitá-la. Ela não era apenas uma samaritana, um povo evitado pelos judeus, mas também era uma pecadora óbvia. Tenho a certeza de que, o facto, de ter chegado ao poço num horário em que outros da aldeia não estavam lá, revela a rejeição que sofria por parte das pessoas na comunidade. Ela era uma mulher “livre” que passou por vários maridos e relacionamentos ilícitos.

No entanto, Jesus, em vez de voltar-lhe as costas, conversou com ela. Esta mulher ficou surpresa por um judeu pedir-lhe água e muito mais por falar com ela. Mas, mais do que desejar algo dela, Jesus desejava dar-lhe o dom mais precioso de todos, e este era a vida eterna. Assim como Jesus havia dito a Nicodemos que a vida eterna era o resultado de ter nascido de novo pelo Espírito Santo, ele explicou que o Espírito de Deus, em uma pessoa, era como uma fonte de água que brota para a vida eterna.

Esta mulher disse animadamente a Jesus: “Dá-me esta água…” (João 4.15). Nesta altura da conversa, ela ainda estava a pensar em termos de satisfação temporal, mas Jesus foi paciente com ela e explicou mais sobre o Santo Espírito. O resultado, não foi apenas a sua transformação, mas a salvação de muitos da sua aldeia. Assim como um poço fornece toda a água necessária para sustentar a vida, o Espírito de Deus é Aquele que nos dá acesso a tudo o que Deus tem para nós. A Sua presença em nossa vida transforma-nos na imagem do Pai e supre todas as nossas necessidades.

Ao longo do Seu ministério na terra, Jesus estava determinado a explicar o trabalho e o propósito do Espírito Santo. Um pouco depois de Jesus ter esta conversa com a mulher no poço, ele disse aos seus discípulos que quando o Espírito Santo viesse, Ele seria como um rio de água viva fluindo através deles (João 7:38). Há uma diferença entre um poço e um rio. Um poço fornece a salvação para o indivíduo e um rio traz esta água viva aos outros. Isto fala de duas experiências e propósitos distintos.

Após a ressurreição, Jesus soprou nos discípulos para receber o Espírito Santo (João 20:22). Esta é a salvação. Eles acreditavam que Jesus morreu e ressuscitou dentre os mortos e eles receberam o Espírito Santo (Romanos 10.9-10). Mas isso não era tudo. Jesus falou do batismo do Espírito Santo que os capacitaria a levar o Evangelho às nações. No primeiro dia de Pentecostes, 120 crentes foram baptizados no Espírito Santo e começaram a falar em línguas. O rio de água viva começou a fluir para outros, o que resultou em 3000 pessoas salvas e baptizadas nas águas.

Quando eu recebi o Senhor como Salvador, Deus realmente transformou a minha vida. Eu fui liberto das drogas, a minha mente foi curada e eu estava em paz. Voltei da Alemanha para minha casa no Alasca e comecei a frequentar a igreja dos meus pais. Eu compartilhei com os meus amigos a experiência que tive com Jesus, mas eles apenas riram como se fosse apenas mais uma coisa em que eu me envolvia. Eu lutava com os desejos da carne e estava frustrado por ser infrutífero.

Deus conduziu-me a um grupo de jovens que se reuniam para orar e estudar a Bíblia. Eles falaram sobre o Baptismo do Espírito Santo, o que me pareceu tão estranho, especialmente o “falar em línguas”. Eu tentei racionalizá-lo pensando que não era algo necessário e que não era para todos, até que senti o Senhor perguntar: “Se vem de Mim, não queres?” Eu disse “sim”, e imediatamente comecei a falar em línguas. Pouco depois dessa experiência, vários dos meus amigos vieram ao Senhor. O rio estava a fluir.

Escrituras Para Meditar
João 3:6; 4.14; 7:38; 15:26; 16:7; Isaías 55:1-3; 58:11; Gálatas 5.25; Atos 1.8; 2:4

[Read the devotional «Rivers of Living Water» in English.]

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

Similar Posts