stone veneer

Rodeado pelo inimigo

Há muitas expressões que são usadas para comunicar a sensação de estar cercado pelo inimigo. “Entre a espada e a parede”, “nenhuma luz no fim do túnel”, “sem escapatória”, e “encurralado”, são apenas alguns exemplos. É uma sensação de falta de esperança e desespero. Estou certo de que cada um de nós tem tido estes sentimentos em algum momento das nossas vidas. Então, o que fazemos quando nos encontramos no poço do desespero? Desistimos? Chupamos limões enquanto nos afundamos na nossa autopiedade? Essa é uma opção, mas não a que eu escolheria. Então, como vamos sair da depressão?

Eu descobri várias chaves para viver uma vida emocional em vitória e, embora cercado pelo inimigo, governar sobre ele. A primeira chave é ter a perspetiva de Deus. Ele nunca é “controlado pelas circunstâncias”, mas está acima de tudo. Houve um tempo na história de Israel em que o profeta Eliseu foi usado por Deus para avisar o rei dos planos do seu inimigo, o rei da Síria. O rei da Síria estava zangado com Eliseu e por isso procurava matá-lo. Quando ele soube que Eliseu estava a viver na cidade de Dotã, enviou um grande exército para o destruir. Quando o servo de Eliseu se levantou de manhã cedo e viu a cidade cercada por um exército de cavalos e carros, no seu coração amedrontou-se. Ele clamou ao seu mestre: “Ai, meu senhor, o que faremos?” Eliseu disse-lhe para não ter medo, porque o exército com ele era maior do que o exército da Síria. Isso não fez sentido para o servo, porque naturalmente não era assim. O exército sírio era muito maior do que os habitantes de Dotã. Eliseu pediu ao Senhor para abrir os olhos do seu servo e, quando os seus olhos se abriram, ele viu a magnitude do exército do Senhor (2 Reis 6:8-20).

A perspetiva de Deus é: “Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti” (Salmo 91:7), “Maior é aquele que está em vós do que o que está no mundo” (1 João 4:4), “Toda a ferramenta preparada contra ti não prosperará” (Isaías 54:17), “vindo o inimigo vem como uma corrente de águas, o Espírito do Senhor arvorará contra ele a sua bandeira” (Isaías 59:19). Deus está no trono e Ele ri dos planos do inimigo. A Sua palavra é a palavra final. Jesus orou para que não fossemos tirados do mundo, mas para que os problemas do mundo não reinassem sobre nós.

A segunda chave está na ação de graças. Quando sentires que as circunstâncias querem tomar controlo, louva ao Senhor. Louvor e gratidão são uma arma poderosa contra o inimigo. Não deixes que as circunstâncias ditem como te sentes ou ditem a tua resposta a elas. Paulo escreveu aos Tessalonicenses para se alegrarem sempre e darem graças em todas as circunstâncias, 1 Tessalonicenses 5:18. (Nota: é “em”, e não “por”! EM todas as situações onde nos podemos encontrar). Se fosse “por”, então devíamos resignar-nos a uma visão de um mundo fatalista de “oxalá” ou “o que será, será”. Ação de Graças é uma declaração de confiança. É saber que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que estão em Cristo Jesus (Romanos 8:28).

A terceira chave para a vitória sobre a depressão é desfrutares a vida que tens. Paulo disse que ele tinha aprendido a viver contente em qualquer circunstância em que se encontrasse; quer fosse com abundância ou com escassez (Filipenses 4:11-13). Ele sabia que em Cristo ele poderia fazer todas as coisas. Enquanto há vida, há esperança. Então, não te lamentes sobre o que não tens e começa a desfrutar a vida. Deus colocou uma mesa farta no meio dos nossos inimigos. Não fujas dela, desfruta.

Escrituras Para meditar
Salmos 23:5; Salmos 110:2-3; Salmos 103:1-5; João 17:15; 1 Tessalonicenses 5:18; 1 João 4:4; Filipenses 4:11-13

[Read the devotional «Surrounded By The Enemy» in English.]

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

Similar Posts